A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA) participou nesta sexta-feira (10), no Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão do São Francisco (CETEP) em Juazeiro, da ‘1ª Mostra Territorial de Educação Profissional da Bahia’. Na ocasião a SEAPA expôs algumas atividades/ações realizadas em prol da zona rural do município, a exemplo das feiras de caprinos e ovinos, programa do milho, programa garantia safra e outras.
“Nós da SEAPA fomos convidados a participar divulgando as ações já realizadas pela secretaria e que têm fomentado o desenvolvimento da zona rural do município. É um prazer fazer parte desse projeto”, declarou Jorge Cerqueira, secretário de Agricultura de Juazeiro. A mostra que reuniu alunos de escolas profissionalizantes de Juazeiro, Uauá, Casa Nova, Curaçá e Sento Sé, antecede a primeira mostra estadual que será apresentada de 28 a 30 de outubro, na Arena Fonte Nova em Salvador, durante a realização do 3º encontro Estudantil da Rede Estadual de Educação.
De acordo com o professor do CETEP José Valdo Bezerra, a Direc 15 e o núcleo do Norte vão avaliar os trabalhos apresentados hoje pelos alunos e os cinco melhores serão expostos na mostra estadual em Salvador. “O objetivo do evento é divulgar para a sociedade a produção dos nossos estudantes e o seu potencial. É uma oportunidade para que eles sejam avaliados e tenham o reconhecimento por seus esforços”, declarou. Para a aluna Mariana Carolina Santos, do primeiro ano do curso de agricultura do CETEP, o evento serve para estimular os alunos dos cursos a melhorar cada vez mais.
“Estamos expondo o projeto sobre a importância do banco de sementes sertanejo, que visa à conservação, multiplicação e resgate de espécies tradicionais e essenciais para o bioma caatinga, além da troca com os produtores de sementes de espécies habituais a exemplo do tomate e coentro”, explicou Mariana. Já o estudante do 3º período de agricultura, Matheus Rocha que integrou o grupo do projeto “Conhecendo a Caatinga”, falou da felicidade em fazer parte da dinâmica.
“Acho interessante que todos saibam a importância da caatinga, um bioma rico cheio de diversidades animais e vegetais. Estamos expondo mostras de insetos, vestígios de animais, sementes, cascas e plantas típicas para que todos possam conhecer a riqueza natural do nosso bioma”, declarou Matheus. Além da SEAPA o evento também contou com a parceria da Embrapa, INEMA, UNIVASF, UNEB, IBAMA e IRPAA.
Fonte: ASCOM SEAPA/PMJ