As diversas ações desenvolvidas pela equipe multidisciplinar da Prefeitura de Juazeiro responsável pela Semana do Bebê no município continuam nas Unidades de Saúde da Família e Escolas da Rede Municipal de Ensino com o objetivo de oferecer, ao maior número de pessoas possível, informações sobre a vida, saúde, alimentação, educação, esporte, lazer, cultura, dignidade, respeito, convivência familiar e comunitária que cercam a criança nos seus primeiros anos de vida. O evento começou no dia 12 e encerra neste sábado (18), após realizar ações em todas as regiões da cidade e do interior. Na programação, atividades como palestras, rodas de diálogo, exposição de filmes, fotografia e orientações gerais sobre: saúde; planejamento familiar; pré-natal; alimentação saudável; escovação; direitos da criança e do bebê; violência infantil; paternidade responsável; cuidados com o recém-nascido e prevenção de acidentes; entre outros.
De acordo com os organizadores da Semana do Bebê que está em sua segunda edição, além da criança, o foco do projeto também está na família. “Por isso nós envolvemos todos aqueles que estão, de alguma forma, ligados a garantia de direitos dos mais novos. Pois, para que o bebê tenha um ambiente favorável ao seu desenvolvimento os pais, por exemplo, precisam estar bem informados e oferecer um lar tranquilo, livre de violência, descaso e, principalmente, da falta de amor”, esclareceu a articuladora do Selo Unicef do município, Luana Rodrigues.
Para a Diretora de Educação Infantil da Secretaria de Educação e Esportes, Miranery Amorim, esse trabalho que está envolvendo as creches é muito importante. “As atividades de sensibilização nas escolas são muito bem vindas e somam ao trabalho que já é desenvolvido pela rede de proteção da criança no município”, acredita. A vice-gestora da Escola Municipal Mandacaru, localizada no Jardim Primavera, concorda: “esse trabalho intersetorial da saúde com a educação e o social é excelente, pois cuida de todos os aspectos que envolvem o bebê”. Nesta unidade de ensino já foram realizadas palestras, atividades recreativas com fantoches, exposição de filmes, e repassadas muitas orientações para os pais que compareceram em massa. Para esta sexta-feira estão programadas atividades no Centro Integrado de Atendimento a Mulher (CIAM), Maternidade de Juazeiro, Territórios das Unidades Básicas de Saúde, unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e escolas, onde serão realizadas algumas culminâncias. Destaque para o Painel Expositivo e debate para a construção da Lei Municipal da Semana do Bebê, que acontecerá no Centro de Cultura João Gilberto, a partir das 8h.