Conselheiros e conselheiras de cultura da Bahia se reúnem na próxima quarta-feira, 30, para uma Sessão Plenária que terá como pauta, entre outros assuntos, as ações da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult). O encontro acontece na sede do Conselho Estadual de Cultura, no Campo Grande, das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30.
A Sudecult é um órgão estratégico da Secretaria Estadual de Cultura (SecultBA) por conta de suas diretrizes voltadas ao desenvolvimento de políticas públicas ligadas à territorialização da gestão cultural. Desde 2007, quando foram criados os 27 Territórios de Identidade da Bahia, a superintendência tem viabilizado iniciativas a partir das peculiaridades de cada região.
A dinâmica da Sudecult será apresentada na Sessão Plenária pelo conselheiro Sandro Magalhães, que ocupa o posto de superintendente do órgão. Em seguida, ainda no turno da manhã, conselheiros e conselheiras discorrem sobre atividades parciais que têm sido desenvolvidas nas quatro comissões criadas com o objetivo de reunir informações norteadoras à criação do plano estratégico de ação do Conselho Estadual de Cultura, documento que será válido por dois anos.
As duas primeiras a se apresentar serão as comissões de Fomento e a de Legislação e Normas. No turno da tarde, será a vez da comissão de Setoriais e Linguagens Artísticas, seguida pela comissão de Sistema Municipal de Cultura. À frente das comissões estão os conselheiros Vagner Lavôr (Fomento), Javier Alfaya (Legislação e Normas), Jorge Baptista Carrano (Setoriais e Linguagens Artísticas) e Sílvio Portugal (Sistema Municipal de Cultura), que assumiram os postos de presidentes.
“Queremos reunir dados que ajudem a traçar um diagnóstico focado em alternativas para melhoria da política de editais e para o fortalecimento do diálogo na política cultural da Bahia”, defende o presidente do Conselho Estadual de Cultura, Márcio Ângelo Ribeiro.
*Fonte: Ascom CEC