Até o final de 2014 a Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina está intensificando as ações de busca ativa para hanseníase nas áreas focais do município. A ação faz parte do projeto Focal de Hanseníase para as comunidades do João de Deus, Izacolândia, São Gonçalo, Vila Eduardo e Alto da Boa Vista, locais com mais casos da doença.
No último domingo (24) a coordenação do Programa de Controle da Hanseníase esteve na comunidade de Izacolândia avaliando as lesões e manchas de pele dos moradores da localidade. “Atendemos 48 pessoas e verificamos seis casos suspeitos que serão avaliados, caso haja diagnóstico positivo para doença o tratamento será iniciado de imediato. No próximo sábado estamos planejando para a equipe atuar em um assentamento próximo ao bairro São Gonçalo”, destaca o coordenador do programa Francisco Freitas.
A gestora da pasta, Lucia Giesta, enfatiza o compromisso da gestão em realizar atividades de busca ativa com o intuito de promover saúde. “A promoção à saúde para a redução de doenças e diagnóstico precoce é um dos focos da nossa gestão. É muito bom ver o trabalho da equipe dando frutos através do diagnóstico de casos e inclusão em tratamentos disponíveis em nossa Rede de Atenção à Saúde.”, afirma.
Hoje, Petrolina tem 195 casos da doença e todas as localidades são assistidas com ações específicas. “As demais comunidades, que não são áreas focais, também são assistidas através do Plano Municipal de Ação de Controle da Hanseníase que tem como base a prevenção, tratamento, reabilitação em casos de pacientes que apresentaram sequelas após o tratamento da hanseníase”, disse a diretora da Vigilância em Saúde.