Profissionais de saúde do Hospital Dom Malan, da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada (UPAE) de Petrolina (PE) e do Hospital Regional de Juazeiro realizaram hoje (15), ação em referencia ao Dia Mundial de Lavagem das Mãos. A data é importante, pois alerta sobre os riscos de contrair doenças infecciosas que podem ser evitadas apenas lavando as mãos corretamente.
No HDM foi realizada a III Campanha de Conscientização a Higienização das Mãos. O objetivo foi reforçar que a higienização das mãos é necessária. “Foram desenvolvidas atividades educativas utilizando paródias musicais, questionamentos e demonstração sobre a lavagem correta das mãos”, pontua a enfermeira de Educação Permanente, Rejane Lins.
“Por a instituição ser um hospital Materno-Infantil, nós do HDM desenvolvemos essa campanha para sensibilizar os profissionais. É um ato simples com grande eficácia para o controle de infecção”, complementa a enfermeira da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do HDM, Emanuelle Malvim.
Na UPAE, a CCIH da Unidade, orientou os funcionários sobre a lavagem correta das mãos através de folder, abordagem oral e veiculação de vídeo educativo. O gerente da comissão, Samuel Oliveira Gonçalves, ressaltou os principais benefícios da ação. “A assistência à saúde é repleta de procedimentos e técnicas complexas que exigem atenção especial dos profissionais das mais diversas áreas. E neste contexto, os procedimentos básicos e mais simples podem perder sua importância. Por isso que a lavagem das mãos deve ser incentivada sempre, pois é o meio básico e, fundamentalmente, o mais eficaz no combate à infecção hospitalar”, alerta.
“Enfatizamos também a segurança dos profissionais no seu ambiente de trabalho e domiciliar, sendo que podem levar micro-organismos para o lar, quando a prática correta não é adotada corretamente”, complementa o gerente.
No HRJ, o Núcleo de Educação Permanente em parceria com o setor de Segurança do Trabalho realiza ações periodicamente ressaltando os cuidados, benefícios e maneira correta da lavagem das mãos, intensificando as medidas de proteção à segurança e à saúde dos funcionários e colaboradores da instituição.
Fonte: ASCOM/HDM/IMIP