Durante coletiva realizada na manhã desta segunda-feira (15), em seu Gabinete, o prefeito de Petrolina, Julio Lossio, anunciou que a Agência Reguladora do Município (ARMUP) não será fechada. Segundo o gestor, o repasse que deveria está sendo feito pela Compesa – no valor de 50 mil reais mensais – não está sendo feito, mas que a prefeitura buscará redução de gastos e manterá a Agência em Funcionamento.
Julio Lossio explicou que o município seria mais prejudicado sem o funcionamento da Agência do que em mantê-la com corte em alguns gastos e outros ajustes para seu funcionamento. Na coletiva, o gestor municipal fez questão de frisar a sua vontade de municipalizar os serviços da companhia de água e saneamento em Petrolina. “Há muito tempo lutamos pela municipalização, será um avanço muito grande, pois a Compesa não está cumprindo com as metas que ela mesma estabeleceu”, explicou. Segundo Lossio, a forma de administração da companhia – financiamento cruzado – repassa os lucros do município para outras cidades e deixa de fazer investimentos em Petrolina.
A nova proposta do prefeito, agora, está um pouco fora do alcance da atual companhia de tratamento. De acordo com Lossio, será lançado hoje (16), no Diário Oficial, um Edital para concessão que garanta o desenvolvimento do trabalho com água e saneamento no município e, com as dívidas que a Compesa tem com o município, é pouco provável que ela garanta este direito. Um dos requisitos mencionados no Edital é a diminuição em 5% no valor da taxa cobrada no município.
Com o Plano Municipal de Saneamento, solicitado pelo prefeito a fim de diagnosticar a situação do saneamento e fornecimento de água no município, foi identificado que Petrolina precisa de um investimento de 400 milhões de reais em 30 anos para universalizar o tratamento.
Sobre a falta dos repasses, Lossio garantiu que as devidas medidas estão sendo tomadas perante a Justiça e outros órgãos competentes.
Por Gabriela Canário
Foto: Gilson Santos