Durante a manhã dessa segunda-feira (25) Agentes Comunitários de Saúde de diferentes Unidades de Saúde participaram de palestra com a psicanalista, Eliana Sicsú, e o massoterapeuta, José Manoel de Souza, sobre Fitoterapia. O evento faz parte das atividades do Recanto Madre Paulina de Petrolina que esse ano comemora 35 anos de atuação no município.
A discussão abordou a importância de implantar hábitos de vida saudáveis através da alimentação e da prática de exercícios físicos. A agente comunitária de saúde, Damiana Alves, que atua no bairro Antônio Cassimiro, pontua a importância do tema para os profissionais. “Vemos que o índice de hipertensos e diabéticos é elevado e é importante disseminamos a necessidade de ter uma dieta com alimentos saudáveis e naturais aliada à prática de exercício físico. A qualidade de vida é um dos assuntos que abordo muito durante as visitas domiciliares”, conta.
A secretária de Saúde, Lucia Giesta, destaca a atuação dos ACS e profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). “A qualidade de vida é uma vertente bastante trabalhada por nossas equipes, principalmente, com os agentes comunitários que têm um contato mais direto com nossos usuários e nossos profissionais do NASF – psicólogo, nutricionista, educador físico, fisioterapeuta, farmacêutico – que promovem e estimulam os pacientes a uma vida saudável e livre de doenças”, frisa Lucia.
Petrolina conta com sete equipes multiprofissionais do NASF distribuídas nas Unidades de Saúde do município com o objetivo de ampliar as ações e atendimentos de outras especialidades para os usuários na atenção básica.