As mulheres acolhidas pela rede de proteção de enfrentamento à violência foram atendidas na Unidade Móvel Odontológica e tiveram, também, uma aula de defesa pessoal ministrada pelo investigador da polícia civil, Rivanildo Freire. A ação da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes) em parceria com a Delegacia Especializada de Assistência à Mulher (DEAM), aconteceu na manhã desta quinta-feira (24) no Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM) e integra o calendário de atividades da campanha Agosto Lilás.
“Adorei o atendimento do dentista, toda a equipe da CIAM me recebeu muito bem. Acho muito importante a aula da defesa pessoal, é empoderador saber nos defender. Felizmente temos o apoio da rede”, relata uma das mulheres assistidas pelo CIAM que participou da ação e preferiu não se identificar.
A delegada da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), Licelma Gomes Bonfim, destacou a importância da ação integrada dos órgãos. “Essa aula de defesa pessoal para as mulheres assistidas pelo CIAM as ensinam a se defender de seus agressores. Muito importante para que elas tenham autonomia para sair dessa situação de violência. A parceria entre a Deam e o CIAM beneficia estas mulheres”, disse a delegada da Mulher.
A coordenadora do CIAM, Sônia Lima, ressalta que a campanha tem alertado para o crescimento de violência contra a mulher e a defesa pessoal, atendimentos de saúde, entre outras iniciativas desenvolvidas durante o Agosto Lilás têm contribuído para o enfrentamento da violência. “As mulheres aqui são muito bem assistidas, recebem assistência social, psicólogas, orientação jurídica para que possam sair do ambiente de violência. Agradeço aos parceiros da rede de enfrentamento, por juntos darmos o suporte para as mulheres que sofreram violência”, ressalta Sonia Lima.
Programação
Durante todo este mês a Prefeitura de Juazeiro vem realizando várias atividades em alusão a campanha Agosto Lilás. Na próxima segunda-feira (28) acontece um curso de alongamento de cabelos no CIAM. No dia 29 a programação educativa será na Igreja Missão de Siloé, no bairro Antônio Guilhermino, às 19h30. A programação encerra no dia 30 com blitz educativa em semáforos no centro de Juazeiro, às 9h, conscientizando a população, de pedestres e motoristas sobre o combate à violência contra à mulher.
Violência contra a Mulher
Juazeiro possui uma rede de proteção de enfrentamento à violência onde mulheres vítimas de violência podem buscar: o Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM), a Delegacia Especializada de Assistência à Mulher (DEAM), a Diretoria da Mulher, que fica no anexo da Sedes, na Orla I de Juazeiro, Ronda Maria da Penha da Polícia Militar, Patrulha Municipal Maria da Penha pelo 153 ou (87) 98153-2006, da Guarda Civil Municipal (GCM), Disk 180, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).
Fonte: Ascom