Mau hálito é um problema que atinge muitas pessoas. A causa mais frequente é escovar os dentes de forma errada porque não limpar os dentes de forma adequada provoca gengivite (inflamação da gengiva), o que leva a formação de odores.
Além da gengivite, algumas outras doenças também favorecem o mau hálito como diabetes, doenças febris e doenças digestivas. A prevenção é a medida mais importante, e acaba sendo a principal forma de tratamento. Deve-se ter cuidado com a a higiene bucal e, principalmente, com a alimentação.
Acompanhe uma breve lista dos alimentos que ajudam a evitar o problema do mau hálito:
Gengibre: atua como um ótimo adstringente natural, por estimular alguns processos digestivos. Desse modo, levar balinhas de gengibre na bolsa ou na mochila ou até mesmo acrescentá-lo às refeições pode ser uma estratégia para combater o mau hálito.
Iogurte sem açúcar: uma causa bastante comum do mau hálito é o elevado nível de gás sulfídrico em nosso organismo. Ele é resultante dos processos metabólicos anaeróbicos – que ocorrem na ausência de ar – do nosso corpo. O iogurte natural sem açúcar reduz os níveis desse gás mal cheiroso.
Suco de limão: o limão tem poder adstringente e bactericida, eliminando bactérias presentes na boca e em todo o sistema digestivo. Essa fruta ainda atua como reguladora do intestino, responsável por produzir diversos gases que muitas vezes acabam sendo eliminados pelas vias respiratórias. Para facilitar o seu consumo, vale acrescentá-lo às refeições e até pedir um suco adoçado.
Hortelã: além de estimular o bom funcionamento do sistema digestivo, ela tem um aroma agradável. Dessa forma, ao mastigar as folhas dessa planta, você direciona o suco formado pela saliva para o estômago, acelerando a digestão, e ainda fica com aquele gostinho de frescor na boca.
Água: beber bastante água durante o dia é uma ótima saída para evitar a halitose, pois estimula as glândulas salivares e ainda ajuda a eliminar resíduos de todo o nosso organismo, inclusive, da boca.
Os alimentos que favorecem o mau hálito:
Agentes secos: o mais comum é o álcool, que é base de várias bebidas. Também é utilizado em produtos de bochechar, o que apenas torna o problema do mau hálito ainda pior. Embora os cigarros não sejam alimentos, o tabagismo é provavelmente o meio mais rápido para deixar sua boca seca, com o álcool sendo o segundo. Se você fuma, você com certeza tem mau hálito!
Alimentos densos em proteína: esses alimentos geram um acúmulo de aminoácidos, que são facilmente convertidos em bactérias encontradas dentro da superfície da sua língua e garganta. Leite, carne, frango e peixe são os principais exemplos.
Açúcares: os açúcares em geral são um combustível para as bactérias se reproduzirem e criar mais compostos de enxofre gerando mau hálito. Além disso, outras bactérias podem usar esses açúcares para produzir espessas camadas de placa sobre o esmalte de seus dentes e ao redor das gengivas. Isto leva a cárie nos dentes, problemas nas gengivas e adivinha o que mais? Mau hálito!
Alimentos ácidos: alguns dos alimentos que você deve tomar cuidado porque elevam o nível de do ph da sua boca são café e muitos sucos cítricos. Tanto café descafeinado quanto o regular contêm ácidos. No entanto, chá não, então tome a vontade. Entre os sucos cítricos os que contêm o mais alto teor ácido são sucos de tomate, suco de laranja, suco de abacaxi e suco de uva.