A secretaria de Cidadania, recebeu na última da quinta-feira (23) , a visita dos alunos do Núcleo temático de Políticas Públicas em educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), que Vieram à secretaria para saber como funciona o serviço de assistência social do município.
A Secretaria de Cidadania, trabalha com as políticas publicas de assistência social, voltadas para pessoas em situação de vulnerabilidade e que precisam ser inseridas na sociedade tendo em vista o acesso aos direitos de cidadania que são previstos em Lei, e que estão dentro do Sistema Único de Saúde (SUS) e o Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Para a Professora Euzenita Falcão, colaboradora do Núcleo Temático, trazer o estudante para conhecer as instalações e como é o funcionamento de uma grande secretaria como é a de Cidadania, só elevará o conhecimento dos universitários.
“ A inquietude e vontade de aprender desses alunos, nos dá satisfação de ser professor. A gente percebe que eles querem aprender e levar esse conhecimento para as profissões que estão sendo ensinados. E quem de fato e de direito detém esse conhecimento, são aqueles que já trabalham com o social. Trazê-los para sentir esse trabalho de perto só os enriquecerá de conhecimento” ponderou a professora.
Os universitários ainda visitaram a Secretaria de Juventude e Qualificação profissional no Parque Municipal de Petrolina, onde foram recebidos por Robson Rocha, secretário executivo, que falou do papel da secretaria no tratamento dado aos jovens que ali chegam para aprender profissões através do cursos que são oferecidos pelo PRONATEC, e ainda como são desenvolvidos os trabalhos sociais .
A secretária Célia Regina Carvalho, disse que a visita foi extremamente importante para estreitar os laços da secretaria com a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), que fará a diferença tanto para os trabalhos da secretaria como para os graduando na Universidade, que tem a oportunidade de conhecer uma secretaria que engloba diversos trabalhos sociais na cidade e que tem alcançado muitas pessoas que vivem na vulnerabilidade social.
“ Os estudantes são os futuros agentes para uma política pública de valor, e nada melhor que dar o poder do conhecimento para essa geração que se forma. Ter a UNIVASF como parceira, só nos enche de alegria. Estamos falando de uma universidade que é referencia em todo país. E essa mesma entidade reconhece nosso trabalho, isso sem dúvidas nos enche de orgulho. Certamente fará a diferença para os trabalhos da secretaria de cidadania.” Pontuou.
Assessoria de Cidadania/PMP