Por Anna Monteiro / SEDUC
Alunos da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro foram destaque na premiação do projeto “Lápis na Mão” da TV São Francisco, realizada na manhã de sexta-feira (11) no auditório da UNEB. Três ficaram entre os primeiros colocados e oito figuraram entre os 10 selecionados das categorias de desenho e redação. Os participantes abordaram o tema “São Francisco no Coração”, com foco na responsabilidade ambiental e social.
O secretário de Educação e Esportes, Clériston Andrade, participou da solenidade de entrega de prêmios e parabenizou a iniciativa da emissora afiliada da Rede Globo pelo reconhecimento do seu papel na educação. “Toda a sociedade civil, empresas, veículos de comunicação e demais entidades não governamentais, também são responsáveis e devem contribuir com essa formação cidadã. Iniciativas como essa são de grande valor, pois estimulam a aprendizagem e o conhecimento”, avaliou.
Sobre o destaque dos alunos da Rede Municipal, o titular da SEDUC garantiu ser merecido. “Com todos os problemas que a educação do país ainda enfrenta, Juazeiro tem avançado muito. Hoje temos um cenário bastante positivo e vivenciamos um novo tempo, no qual o aluno realmente aprende. Temos nos esforçado para oferecer uma estrutura física adequada, buscado motivar os professores através da valorização, que inclui a recomposição salarial, e implantado projetos pedagógicos como o “É Hora de Ler”, que incentiva a leitura desde as séries iniciais. Então, acreditamos que resultados como esses são fruto de todos esses esforços somados. Sem dúvida, nos sentimos muito felizes e ainda mais motivados a continuar nessa luta”, garantiu.
A entrega dos prêmios emocionou a muitos dos presentes, que fizeram festa e torceram antes do anúncio dos três primeiros colocados. Arlene da Silva Santos, mãe de Fabiano Santos da Silva – que completou cinco anos neste Dia das Crianças e estuda na nova Escola Municipal de Educação Infantil Nailde Costa (entregue no início desse ano pela Prefeitura de Juazeiro) – foi uma das que não conteve as lágrimas. “Tô muito feliz. Para mim foi uma grande surpresa e não tenho palavras para expressar minha emoção. Eu moro só com ele, e meu filho é a alegria da minha vida. Estou muito orgulhosa”, disse bastante comovida. O menino Fabiano demonstrava estar muito contente e tirou muitas fotos após a premiação. Ele, que ficou com o segundo lugar da categoria desenho, garantiu que adorou participar.
Luisa Tainá Ferreira estava acompanhada do colega de escola Wesley Rafael Silva, que ficou entre os 10 finalistas, e ao ter seu nome anunciado em segundo lugar na categoria de redação, também não conteve a emoção. Bastante determinada e confiante, Luisa deixou seu recado: “esse é o meu último ano na Escola Municipal Maria José Lima da Rocha e queria fazer alguma coisa para deixar minha marca e tornar a escola conhecida. Estou muito feliz por ter me destacado e porque agora todo mundo sabe que a nossa unidade de ensino tem talentos”.
Pedagogicamente, a Coordenadora Rosemary Castro acredita que toda a política educacional desenvolvida pelo município tenha influenciado os resultados. “Na Educação Infantil, por exemplo, nós trabalhamos a primeira expressão da criança por meio do projeto ‘O Percurso do Desenho em Ambientes que Educam’, no ensino fundamental nós já temos o ‘É Hora de Ler’, que estimula a leitura e, consequentemente a escrita. Então, esse destaque na premiação é reflexo de todo esse trabalho feito ao longo do ano. Por isso, acho que os alunos, professores e toda a Rede está de parabéns por mais esse importante desempenho”, comemorou.