Este domingo (19) marcou a cerimônia de batismo e graduação de 30 alunos da Escola Municipal Paulo Freire, que participaram da primeira turma de capoeira da instituição.
A Escola, assim como outras unidades educacionais de Petrolina, integra o programa do governo federal, executado pela Prefeitura Municipal, + Educação, que tem o objetivo de aumentar o tempo de permanência do aluno na escola para melhorar seu desempenho.
Os 160 alunos da Escola Paulo Freire participam do programa, envolvidos em atividades como capoeira, fanfarra, futebol, percussão, letramento e fotografia.
Para a gestora da Escola, Maria de Lourdes Gomes, as atividades são uma forma de estimular nos alunos características cognitivas e físicas. “Nosso objetivo é promover a educação em tempo integral, aliando atividades curriculares ao esporte, recreação, cultura e ações que despertem nos alunos aptidões que melhorem seu desempenho na escola e nas suas relações familiares. Isso é um fator decisivo para diminuir a evasão escolar”, avalia Maria de Lourdes.
O aluno do 5º ano, André Luís, de 10 anos, garante que após seis meses frequentando as aulas de capoeira consegue perceber melhoras dentro e fora da sala. “Minha mãe diz que não dou mais trabalho e consigo estudar mais e ir melhor nas provas”, afirma entre risos o menino, após receber sua corda de primeira graduação.
Fonte: Ascom Petrolina