Através de uma parceria com a Secretaria de Educação e Esportes, a TV São Francisco realiza a 2ª edição do projeto Lápis na Mão. Patrocinado pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE, o projeto leva alunos de escolas das redes públicas e particulares da educação infantil e ensino fundamental a participarem de um concurso de desenho e redação, fazendo com que reflitam sobre a necessidade de ampliar o índice e a qualidade da leitura na vida de cada cidadão através do exercício do conhecimento.
De acordo com informações da organização, o objetivo do projeto Lápis na Mão – cujo tema é “Economize água. Preserve o rio.” – é abordar a responsabilidade ambiental e social.
As inscrições para o concurso foram abertas do dia 14 de setembro a 3 de outubro. Os participantes entregaram seus desenhos e redações na sede da emissora. “O resultado final será no dia 30 de outubro. Mas antes disso, no caso da escolha das melhores redações, teremos duas semanas para avaliação dos trabalhos e no dia 20 deste mês nós iremos convidar os 10 alunos semifinalistas com as 10 melhores redações. Esses alunos farão outra redação, mas dessa vez em uma sala da emissora, com um tema surpresa. Desses, três serão selecionados e aguardarão o resultado da final”, explica o Supervisor de Marketing da TV São Francisco, Filipe Moura.
A Escola de Tempo Integral já enviou os materiais de seus alunos e a Gestora Ileane Damasceno acredita que participar de um projeto como esse é de grande importância para a educação. “Isso é um incentivo à leitura e toda iniciativa relacionada à leitura e à escrita é importante, ainda mais quando sabemos que os alunos serão reconhecidos no mérito. Em sala de aula, o aluno interage e socializa sua produção. Dois alunos nossos estão participando, alunos que se destacam aqui no interesse de produzir, eles são cotados a ganhar a premiação”, ressalta Ileane.
Além de certificados, os alunos vencedores do projeto Lápis na Mão, aqueles que conseguirem melhor desempenho, receberão prêmios como Notebooks, Smartphones e Câmeras Digitais para a categoria redação e Notebooks educativos, além mochilas, para a categoria desenho.