Os estudantes do curso de Engenharia de Computação da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) Anderson Matias, Jefferson Sá e Caique Mariano, acompanhados do treinador e professor Marcelo Linder, foram campeões da etapa regional da 18ª Maratona de Programação. A competição, promovida pela Sociedade Brasileira de Computação em parceria com a Fundação Carlos Chagas, foi realizada no mês de setembro em Salvador (BA). A equipe intitulada “Fire’s Determination” está classificada para a final nacional que será realizada nos dias 8 e 9 de novembro, em Uberlândia (MG).
Outra equipe da Univasf, denominada “Vai que Cola” e composta por Thiago Oliveira, Luís Dias, Denisson Leal e Jackson Carvalho, também se destacou na etapa regional e ficou em 2º lugar na classificação. O objetivo da maratona é incentivar os alunos a trabalhar em equipe, desenvolver a habilidade de resolver problemas sob pressão, exercitar a criatividade e, principalmente, buscar novas soluções em softwares. A Maratona de Programação é uma das etapas classificatórias para a final sul-americana da ACM International Collegiate Programming Contest (ICPC).
Durante a competição, as equipes devem resolver os problemas propostos de forma correta e no menor tempo possível. Cada problema tem graus de dificuldade diferentes e cada acerto corresponde a um balão de uma cor diferente que a equipe recebe no momento da conclusão. O grupo “Fire’s Determination” resolveu três questões em 190 minutos. O aluno Anderson Matias destacou que este resultado só foi possível graças ao trabalho desenvolvido em equipe.
Para o treinador Marcelo Linder, a competição é vantajosa não somente pelo fato de treinar alunos e professores para outros eventos da mesma linha, mas também porque a participação acaba sendo um diferencial no currículo do profissional. “Os aspectos trabalhados na maratona são os mesmos requeridos e apreciados pelo mercado de trabalho. Trabalhar em equipe e sob pressão é algo que será exigido e o aluno que já está preparado terá vantagem”, explicou o professor.
Karine Nascimento
Por: Assessoria de Comunicação