A volta às aulas é sempre um momento de reencontro para mais de 210 mil alunos da rede particular de ensino de Salvador e mais de 150 mil alunos da rede municipal de ensino, que retornam às atividades escolares na segunda-feira (8), na capital baiana.
Após duas semanas de férias, o estudante Bruno Vieira, de 16 anos, disse ao G1 que o momento é de alegria. “É sempre bom retornar às aulas. Agora, vou voltar melhor do que no primeiro semestre, vou fazer todas as atividades da escola e tentar recuperar as disciplinas que eu ainda não passei. O momento é bom também para reencontrar os professores, os amigos e a minha namorada”, disse.
De acordo com dados da Secretaria Municipal de Educação, das 431 escolas municipais, 35 escolas sendo reformadas na capital baiana, mas retomam as aulas normalmente nesta segunda-feira. Somente quatro escolas estão fechadas para a reforma, e os alunos só voltam às aulas a partir do dia 23 de julho e apenas uma escola trabalha com o sistema de rodízio, o que faz com que uma turma retorne as aulas na segunda-feira e outra na terça-feira (9). Ainda de acordo com os dados da secretaria municipal, 150 mil alunos voltam às aulas.
Rotina
A volta às aulas mexe com a rotina de muita gente, não só dos alunos. Para Ângela Magalhães, mãe de quatro jovens, três em idade escolar, o domingo (7) foi o último dia para poder passar em supermercado e adiantar as compras. “Saio cedo de casa, quando acordo eu deixo tudo pronto para eles. Deixo o café da manhã e o almoço pronto. Hoje em dia não preciso mais levá-los para a escola, hoje eles vão sozinhos”, disse.
Para quem vai levar os alunos, é preciso estar atento com as normas e orientações disponibilizadas pela Transalvador. O órgão de trânsito realiza a Operação Volta às Aulas.
“O início de aula começa com uma operação de volta às aulas, onde as principais escolas recebem o reforço do monitoramento de trânsito. Fora as escolas, existe um monitoramento de tráfego, onde as equipes vão monitorar o trânsito para tentar diminuir os transtornos desse período. Nós temos também, diversas equipes de educação de trânsito na capital”, explicou o superintendente do órgão, Fabrício Muller.
(G1)