Durante esta semana, alunos do curso de Comunicação Social Jornalismo em Multimeios estão participando da oficina Operação de Câmera para Jornalismo. A iniciativa visa oferecer aos discentes aulas teóricas e práticas sobre o manuseio dos equipamentos de vídeo.
A oficina acontece na sala do Prolab do Departamento de Ciências Humanas (DCH), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro, e está sendo ministrada pelo repórter cinematográfico Ajurimar Salles, que trabalha no Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), em Salvador.
De acordo com o instrutor, trata-se de uma importante oportunidade ao estudante de jornalismo. “Proporciona vivenciar essa experiência com profissional atuante no mercado de trabalho e efetivamente colocar em prática as técnicas da linguagem no processo de construção do conhecimento”, ressaltou Salles.
Nas aulas estão abordados temas como o perfil profissiográfico do repórter cinematográfico, conceito geral da linguagem, fundamentos da produção de imagens para telejornalismo, definição de ângulos e planos, técnicas de iluminação e captação de áudio e teoria e prática de enquadramento e direção de câmera.
Para a professora da disciplina de Telejornalismo, Tereza Leonel, a oficina contribui “não apenas para o conhecimento técnico sobre manuseio de equipamentos de gravação e filmagem, mas, sobretudo para trabalhar o olhar do aluno sobre os planos, enquadramento, perspectivas das imagens e também fazer uso de outros equipamentos como câmara fotográfica, smartphone e celular para produzir conteúdo audiovisual”, destacou.
“Eu estou adorando as aulas, pois me possibilita ter outra visão do que é capturar uma imagem que vai ser transmitida para uma sociedade. A profissão tem seu valor inestimável para o telejornalismo e estamos aprendendo sobre a realidade de uma profissão jornalística. É um bom incentivo para pensarmos na área de repórter cinematográfico”, relatou a aluna do quinto semestre de jornalismo, Lidiane Lopes.
A oficina teve início segunda-feira (29) encerra nesta sexta-feira (03). Essa é uma iniciativa pioneira realizada pelo DCH, através do Núcleo de Audiovisual (NAVI). A intenção é promover outras oficinas da área do audiovisual.