O deputado federal Amauri Teixeira (PT/BA) se reuniu mais uma vez com o ministro dos Transportes César Borges para tratar de assuntos relacionados a prioridades na malha viária do estado. Uma das solicitações do parlamentar foi que o contrato com a empresa Via Bahia seja cancelado, em função do não cumprimento das obrigações da empresa que tem gerado transtornos para os baianos. A reunião aconteceu na última quinta-feira, no gabinete do Ministro.
VIA BAHIA
Após conversa com César Borges o parlamentar informou que o ministro tem tomado as providências necessárias para que as concessionárias cumpram com seu papel. “Eu reconheço isso integralmente, mas fizemos ver que a Via Bahia não cumpre um bom papel na administração da BR-324. Por isso encaminhamos administrativamente o pedido de rompimento”, disse ele.
“O Ministro, que é uma pessoa muito ponderada, muito equilibrada, mostrou as dificuldades e eu o entendo. Para se romper um contrato tem que assegurar o contraditório, a ampla defesa, tem que criar mecanismos, às vezes, de graduação, de apenamento, mas a empresa precisa cumprir seu papel e caso isso não seja feito deve ser substituída, fico mais tranquilo porque o ministro garantiu que irá acompanhar de perto a situação”, informou.
BR 324
Amauri tratou também sobre a federalização de diversos trechos e rodovias na Bahia e a consequente realização de obras, principalmente o trecho da BR-324, que vai de Capim Grosso a Paraíso e de Jacobina a Lages do Batata.
“Este processo já está sendo finalizado, um assessor do Ministro nos assegurou que até o final de semana as formalidades todas estarão cumpridas e que o Ministro se dispõe, inclusive, a ir conosco lá anunciar o início da obra. O Ministro tem mostrado muito entusiasmo, ele é baiano, tem empenho e tem mostrado compromisso nessa questão”, informou Teixeira.
Ourolândia – Campo Formoso
Amauri informou ainda que solicitou ao ministro César Borges que atendesse a uma solicitação dele e também do deputado Elmar Nascimento que é a reconstrução ou construção de um trecho que vai de Ourolândia, até a BA-210, que integraria os municípios de Ourolândia e Campo Formoso.
DNIT
Amauri solicitou ainda o fortalecimento do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte. “Conversamos sobre o DNIT, nós ontem tínhamos que votar a urgência para criar os cargos do DNIT, que está em greve, é um órgão que precisa ter uma maior musculatura, precisa ter um corpo técnico mais adequado, mais numeroso, mais qualificado. Não estou desqualificando, com isso, os atuais, mas o DNIT precisa ter maior musculatura para dar consequência à dimensão dos trabalhos que ele tem pela frente”, enfatizou.
Teixeira finalizou agradecendo ao ministro pela disponibilidade em atendê-lo. “Quero deixar aqui o meu agradecimento e o meu reconhecimento pelo brilhante trabalho que o Ministro César Borges tem feito à frente do Ministério dos Transportes, reconhecendo as dificuldades. Obrigado, Ministro. Vamos construir e reconstruir os trechos da BR-324”.