Com intuito de cuidar da saúde da mulher, a AME Policlínica, em parceria com a UNIMED, realizou nesta terça-feira (18), 60 exames preventivos, também chamados de Papanicolau, na Colônia Penal Feminina de Petrolina.
Segundo a coordenadora da AME Policlínica, Maria dos Anjos Fonseca, a ação preventiva é um direito de toda mulher. “Com esta ação a AME visa cuidar da saúde da mulher e preveni-las do câncer do colo de útero. O exame é a principal estratégia para detectar lesões precoces e fazer o diagnóstico da doença em estágio inicial, antes que a mulher tenha sintomas”, frisa a coordenadora.
O câncer do colo do útero é transmitido durante a relação sexual, através do contágio pelo papilomavírus humano (HPV). O uso de preservativos durante a relação protege, parcialmente, sendo necessária a realização do exame ginecológico anualmente ou a cada seis meses, de acordo com a orientação médica.
A psicóloga da Colônia, Rita Cavalcanti, ressalta a importância da ação para a autoestima das 60 reeducandas. “A mente e o corpo não se separam, se o corpo está bem, consequentemente, a mente e o emocional também estão”, explica.
Estar prevenida é a ponto principal para a reeducanda, Camila Souza, 22 anos. “É bom saber que pessoas se preocupam em cuidar da nossa saúde. A prevenção contra o câncer ou qualquer outra doença é o mais importante”, destaca.
Para realizar o exame, as mulheres, com idade entre 25 e 64 anos e que já tiveram relação sexual, devem se dirigir a qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) e, caso seja detectada alguma doença, é encaminhada para a AME Policlínica para iniciar o tratamento.
Gabriella Moura