Se você costuma utilizar produtos como leite, sucos e extratos, dentre outros, acondicionados em caixinhas, pense duas vezes antes de jogá-las no lixo após o uso do material. Uma doação destas caixas pode ajudar a resolver, pelo menos, duas questões ambientais: serão utilizadas no plantio de mudas no Viveiro Municipal e terão um descarte adequado. Com a ajuda da população, uma equipe da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) tem recolhido até cerca de 1.200 caixinhas por mês. Mas este número pode aumentar.
“A parceria da população é indispensável para que possamos arrecadar cada vez mais. Estas caixas são muito úteis e se forem reaproveitadas adequadamente, tornam-se aliadas do desenvolvimento sustentável. A caixinha é reutilizada por um período entre 8 e 12 meses a mais, tendo como resultado as plantas que nelas são produzidas e a quebra de resistência antes de mandá-las de volta para a natureza, considerando que além de ser de difícil degradação, também é de difícil reciclagem. A composição desse tipo de caixa é feita de material como alumínio e polietileno. O processo de decomposição é lento e pode degradar o meio ambiente. Quando utilizamos para o plantio, já conseguimos diminuir esse impacto”, destaca o ambientalista e membro do setor de Educação Ambiental da AMMA,Vitório Rodrigues.
Qualquer pessoa pode ajudar: a dona de casa, o dono de uma padaria, escolas, clubes sociais, organizações não governamentais, enfim. Para isso, basta ligar para a AMMA e agendar o dia do recolhimento. A equipe do órgão ambiental executa essa atividade duas vezes por semana. Atualmente, quinze doadores fixos auxiliam a iniciativa do órgão municipal.
Uma vez levadas para o Viveiro, as caixinhas serão preparadas para acondicionar mudas de espécies como ipês, tamboril, aroeira, umburana, pata de vaca, dentre outras, que serão produzidas e depois encaminhadas para distribuição.
“O mais importante é a população ter a consciência de que uma atitude simples como essa já se constitui em um importante mecanismo de preservação e conservação da natureza”, destaca o diretor presidente da AMMA, Gleidson Castro.
Para mais informações ou agendar doações: 87 3861 4382/3866 2779.
Ascom AMMA