A Prefeitura Municipal de Petrolina conduziu negociações com o governo estadual, por intermédio das respectivas secretarias de Educação, envolvendo as escolas municipais Engº Alfredo Amorim Coelho (Cristália) e Irmã Luiza Gomes (Agrovila Massangano), parcialmente utilizadas por escolas estaduais.
As negociações consistiam em ceder ao governo estadual os prédios das escolas já mencionadas, em troca da ampliação das escolas municipais João Rodrigues de Macedo (Cristália) e Moises Barreto (Agrovila Massangano).
Considerando que, após mais de um ano de tratativas, o governo estadual não definiu sobre a aceitação das propostas em curso, a Prefeitura Municipal de Petrolina decidiu realizar, com recursos próprios, as mencionadas ampliações, e não mais fazer uso dos prédios onde funcionam as escolas Engº Alfredo Amorim Coelho (Cristália) e Irmã Luiza Gomes(Agrovila Massangano), haja vista, inclusive, a necessidade de reforma dos mesmos.
Fonte: ASCOM SEDUC/PMP
Assim, determinou à Secretaria Municipal de Educação a imediata acomodação dos seus alunos nas instalações das escolas a serem ampliadas e a devolução dos prédios ao governo municipal, que dará aos mesmos a destinação julgada mais apropriada.
Encontram-se em andamento as medidas para as ampliações, cujo planejamento prevê a conclusão para o início do ano letivo.