A partir de 2014, quem usa entrar ou sai de Petrolina por via aérea poderá contar com o dobro de espaço para embarque e desembarque, entre outras melhorias estruturais. Com a presença do prefeito Julio Lossio, e do Superintendente Regional da Infraero, Fernando Nicácio, foi assinado a ordem de serviço para inicio das obras para ampliar o Aeroporto Senador Nilo Coelho.
Dentre as benfeitorias, estão a instalação de nova esteira de recolhimento de bagagem; a construção de mais um portão de embarque e espaço para mais dois pontos comerciais. A sala de embarque será ampliada dos atuais 307,78m² para 788,36m². No desembarque, atualmente com 235,62m², a expansão será para 777,44m².
O movimento de passageiros e cargas tem aumentado vertiginosamente. Em 2009, 204,2 mil pessoas passaram pelo terminal. No ano passado, essa quantidade chegou a 369,8 mil, acumulando 81% de incremento no período. O volume de cargas também pressiona a demanda de serviços: em 2011, foram movimentadas 2,34 mil toneladas, 17% a mais do que em 2010.
De acordo com o prefeito Julio Lossio a ampliação prevê não só mais conforto para o fluxo atual de passageiros mas também atender à crescente demanda de atração pelo Vale do São Francisco. “Um dos maiores beneficiados é o setor turístico que ampliará o número de visitas proporcionando mais geração de emprego e renda no municipio e região”.
O Aeroporto Senador Nilo Coelho tem a segunda maior pista de pouso e decolagem da região Nordeste, o que possibilita operações de grandes aviões, como o Boeing 7474-400 cargueiro, que mantém embarques regulares de frutas produzidas na região do São Francisco.