O Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determinaram a suspensão da comercialização de 111 planos de saúde de 47 operadoras. A proibição acontece a partir da sexta-feira, 21, em razão do descumprimento de prazos e das negativas indevidas de cobertura assistencial contratada pelos consumidores.
As suspensões, que foram divulgadas nesta terça-feira, 18, são de caráter preventivo por um período mínimo de três meses. De acordo com o MS e a ANS, a atual suspensão beneficia 1,8 milhão de consumidores que já contrataram esses planos e agora deverão ter seus problemas assistenciais solucionados.
Ao todo, 77 planos de 10 operadoras que conseguiram melhorar o acesso e a qualidade dos seus serviços neste ciclo estão sendo reativados. Outras 22 operadoras tiveram reativação parcial de seus planos autorizada pela ANS – 45 dos planos dessas operadoras agora estão sendo liberados. A reativação desses 122 planos, ao todo, representa uma melhora assistencial que atinge diretamente mais de 3,5 milhões de consumidores.
Entre 19 de agosto e 18 de dezembro de 2013, período de coleta de dados deste 8º ciclo de Monitoramento da Garantia de Atendimento, a ANS recebeu 17.599 reclamações sobre 523 planos de saúde – alta de 16% no número de reclamações em comparação ao período anterior. Este é o maior número de reclamações desde que o programa de monitoramento foi implantado, em dezembro de 2011.
A Tarde