De acordo com o Projeto de Lei, assinado nesta segunda-feira (12) pelo prefeito Isaac Carvalho, o novo piso salarial do professor efetivo da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro será de R$ 1.461,78. O valor, que corresponde à remuneração mínima do educador de nível médio e jornada de 40 horas semanais, supera o índice nacional e chega ao acumulado de mais de 70%, em pouco mais de três anos. O anúncio foi feito nesta tarde, durante entrevista coletiva concedida pelo gestor municipal, em seu gabinete.
A antecipação do reajuste aconteceu em fevereiro, durante a abertura do ano letivo. Na ocasião o índice anunciado foi de 17,3%. “O gestor municipal assumiu o compromisso de equiparar os valores, e hoje com o anúncio de mais 4,2% chegamos ao total geral de 24% neste ano (valor aproximado)”, explicou o presidente da APLB Sindicato Regional, Antônio Carlos. O reajuste divulgado no final do mês passado pelo Ministério da Educação foi de 22,22%.
O projeto deverá ser votado em um prazo mínimo pela Câmara de Vereadores e o benefício será retroativo a 1º de janeiro deste ano. “Digo sem meias palavras que o professor de Juazeiro pode dividir sua história em antes e depois de Isaac. Até porque ninguém mais ousará retroceder. O tempo em que não éramos valorizados ou reconhecidos já passou”, afirmou o sindicalista.
De acordo com Antônio Carlos, os resultados de todos os investimentos feitos na educação (como eleição direta para gestor, concurso público, climatização de escolas e a valorização do profissional), podem ser mensurados através dos avanços constatados na educação. “No IDEB, por exemplo, o município vem superando expectativas. Na rede municipal o professor trabalha motivado e o aluno aprende mais”, justificou.