A instalação da Usina de Biomassa em Petrolina está cada vez mais próxima. Na manhã desta terça-feira(25), o gestor governamental do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Delio Noel, visitou o local onde o projeto será instalado. O objetivo da visita é a aprovação do terreno.
Pioneira no Nordeste, a Usina de Biomassa fabricará briquetes – blocos em formato de lenha produzidos com materiais orgânicos – e será uma fonte de energia alternativa, onde a comunidade petrolinense poderá utilizar os briquetes em diversos estabelecimentos que usam o carvão no preparo de alimentos e em outras atividades comerciais.
De acordo com Noel, o terreno está qualificado, porém a aprovação deve sair na terça-feira (2). “O local da obra está em ordem, agora falta providenciar em Brasília os trâmites burocráticos referentes à aprovação do terreno, que provavelmente saia no dia dois de julho. Depois disso, a prefeitura já pode iniciar as obras de instalação da Usina”, afirma.
A Usina será instalada no bairro Pedra Linda e serão investidos recursos da ordem de R$ 1.280.000,000. A iniciativa é desenvolvida pela Usina de Projetos do município em parceria com o Fundo Clima (Fundo Nacional sobre Mudança no Clima) do Ministério do Meio Ambiente.