Durante nossas vidas, nos acostumamos a vivências de determinadas situações que, com o tempo, costumam ser alteradas.
No decorrer da história, não temos dúvidas de que o comportamento humano vivencia sensíveis, moderadas e até profundas transformações.
Quanto à formação do ser humano, isso não é diferente.
Evidentemente que estamos acostumados ao convencional, o que aprendemos a chamar de “normal”. No entanto , ao longo do tempo, a nomenclatura tem evoluído quanto à denominação do que é diferente do “normal”, e que bom que isso tenha acontecido.
Se falou em Anormal, Deficiente, Excepcional, Portadores de Deficiência e agora os Portadores de Necessidades Especiais, que aqui vou chamar de ESPECIAS.
Apesar disso, ficamos sempre interessados em conhecer os Gênios, os Super Dotados, enfim, os ESPECIAIS.
Deus, na sua divina misericórdia, ao tempo em que privou um Ser Humano de algumas das suas chamadas funções “normais”, fez com que aquelas (funções) que permaneceram, fossem potencializadas.
Nós, os “normais”, é que não temos a capacidade de entender, compreender e oferecer a essas pessoas ESPECIAIS as condições mínimas de que elas precisam para por em prática os “dons” potencializados, face a inexistência de uma ou mais funções, consideradas “normais”
Feitas essas divagações, pela visão de um leigo, sem nenhum conhecimento científico sobre o tema, mas como observador, é que me encorajo a afirmar que, se nós que estamos na categoria convencionada como “normal” tivéssemos cada vez mais o cuidado para com os ESPECIAIS, com certeza teríamos avanços muito maiores nas conquistas da humanidade, ainda tímidas para quem já existe há 21 séculos.
Quando, há 25 anos, e já no último ano do meu mandato de Prefeito da minha cidade – Juazeiro, percebi essa verdade, busquei a instituição mais credenciada do País e propus uma parceria conosco, por meio da Sra. Lea Khoury (minha Mãe), que na época atuava como “Primeira Dama do Município”, e liderava ações na área Social.
A APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, instala a Instituição no Município, pioneira na Região – a APAE de Juazeiro.
A esses homens e mulheres que acreditavam, e tenho certeza continuam com muito mais entusiasmo acreditando nesse ideal, o nosso PARABÉNS.
Cito dentre tantos: As Professoras Lurdes Duarte, Maria Izabel Mesquita Reis (in memória), Carol Araújo Pinto, a Senhora Antonieta Umbelina Conceição Correia e de uma maneira muito especial, a Professora Maria do Socorro Reis Pontes.
Quando Deputado Federal, sempre busquei atender à APAE de Juazeiro com modestas emendas parlamentares.
A última busca contemplar a nossa APAE com equipamentos esportivos adequados, que vêm sendo implantados pela atual Prefeitura Municipal, pelo que agradeço ao Sr. Prefeito Isaac Carvalho, na esperança de vê-los inaugurados ainda neste ano de 2013, em que se comemoram as Bodas de Prata da nossa APAE.
Conclamo a todas as entidades Públicas e Privadas, a vocês Profissionais Liberais, a vocês Cidadãs e Cidadãos Comuns, que visitem aquela Casa de Talentos e busquem dar sua parcela de contribuição com sua ajuda pessoal , seja a sua Presença, a sua Palavra ou o seu Carinho; a doação de um Serviço; de uma Obra; de uma Ajuda Financeira.
Ao empresariado, ao mercado enfim… O meu apelo para absorver essa mão de obra, inserindo os chamados PNEs – Portadores de Necessidades Especiais – no mercado de trabalho. Tenho certeza de que muito deles podem contribuir, com habilidades desenvolvidas aqui e com disposição e bom humor, marcas registradas desses ESPECIAIS! Aqui temos artistas plásticos, músicos, atores, carpinteiros, embaladores, doutores da alegria, administradores bem sucedidos na sua missão de lidar com a necessidade especial com tamanho bom humor. Aqui, temos gente capaz de auxiliar qualquer profissional em diversas áreas com o que mais o mercado exige, comprometimento. Apostem e verão!
Contribua da melhor maneira que lhe convier, de forma explícita ou anônima.
Estou certo de que a sua ajuda será de grande valia para todos dessa Casa, além de trazer um conforto espiritual sem tamanho para você.
Vamos comemorar, a partir de hoje,16 de Junho, da maneira que Deus nos permitir, os 25 Anos da APAE de Juazeiro, patrimônio incomensurável dos ESPECIAIS e de toda a Sociedade juazeirense e regional.
Salve a APAE de Juazeiro.
Muito Obrigado
* Jorge Khoury
– Deputado Federal – 1991/2011
– Prefeito de Juazeiro – 1983/1988