Informação foi confirmada ainda pelo Ministério de Minas e Energia; Criação de sala de situação foi iniciada
O Operador Nacional do Sistema (ONS), informou que o apagão nacional que deixou várias cidades da Bahia e diversos estados brasileiros sem o serviço de energia elétrica, nesta terça-feira (15), foi provocado por uma “ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN)”.
Segundo a nota divulgada pelo Ministério de Minas e Energia, através do portal oficial do Governo Federal, 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil, foram interrompidos, afetando também alguns estados do Sudeste. Até às 9h16 desta terça, 6 mil MW haviam sido recompostos.
Ainda não foram reveladas as causas da ocorrência, que estariam sendo apuradas. O Ministro Alexandre Silveira determinou a criação de uma sala de situação e acompanha o processo de retomada.
Além da Bahia, há relatos de falta de energia no Distrito Federal, Amazonas, Piauí, Alagoas, Acre, Amapá, Maranhão, Pernambuco, Goiás, Minas Gerais, Ceará, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Tocantins, Rio de Janeiro, Pará e Paraíba.
Fonte: Metro1