Durante os dias 19 e 22 de setembro e na última sexta-feira, 3 de outubro a Central de Diagnósticos da Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e à Infância (APAMI) recebeu 50 estudantes do 1º período de Enfermagem da Universidade de Pernambuco campus Petrolina para aulas práticas da disciplina Biofísica com a professora e doutora Lidiane Britto, também coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Oncologia do Centro de Oncologia Dr. Muccini.
Durante as aulas a professora Lidiane mostrava aos estudantes, subdivididos em grupos, como eram realizados todos os procedimentos na feitura dos exames de eletroencefalograma e eletrocardiograma, na unidade da Central organizados pela técnica em enfermagem Maria Luzia.
O intuito da aula prática, de acordo com Lidiane, é proporcionar a melhor fixação dos conteúdos que os futuros profissionais precisarão para o resto de suas vidas. “Eu acho válido os alunos verem não somente a parte teórica do equipamento, porque eles estudam isso durante esse semestre e depois esquecem. E meu propósito é que eles possam ver na prática para memorizar bem para levar isso durante toda a vida profissional, porque é isso que eu quero, que eles sejam ótimos profissionais”, corrobora Lidiane.
A graduanda em enfermagem, Maria Caroline Souza, uma das estudantes da turma, falou sobre a experiência. “Eu acho bem interessante porque coloca o estudante realmente em contato com o ambiente em que trabalharemos no futuro. É importante a gente ter essa noção prática já no primeiro período do curso”, disse Maria Caroline.
A Central de Diagnósticos da APAMI funciona desde 1990 e disponibiliza procedimentos ambulatoriais, ortopédicos, exames como eletrocardiograma, eletroencefalograma, colonoscopia, biópsias, mamografia, radiologia – sendo mais de 30 tipos, consultas com ortopedista, clínico geral e otorrinolaringologista, dentre outros.
Fonte: ASCOM APAMI