Após seis anos, o reservatório de Sobradinho, no norte da Bahia, voltou a ultrapassar 50% de sua capacidade de armazenamento. Segundo a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), responsável pela operação da barragem, o número foi atingido no último dia 3 de março. A última vez que Sobradinho havia ultrapassado 50% de sua capacidade de armazenamento, foi no ano de 2014, com o índice de 57,7%.
A bacia do rio São Francisco enfrentou condições hidrológicas adversas nos últimos anos, com vazões e chuvas abaixo da média, o que causou a redução dos níveis de armazenamento dos reservatórios instalados na bacia. O ano passado havia sido registrado uma melhora nas condições hídricas da região, sendo alcançado o volume útil máximo, em 2019, de 49,3% no mês de maio. Já o nível máximo, de 100%, foi atingido há mais de 10 anos, em 2009.
Dados da Agência Nacional das Águas (ANA) apontam que, até esta terça-feira (10), o volume útil da barragem é de 55,35% da sua capacidade. A vazão afluente (água que entra) é de 3,2 mil metros cúbicos por segundo (m³/s), enquanto que a defluente (água que sai) está em 820 m³/s.
A hidrelétrica de Sobradinho fica na Bahia, a 748km da foz do rio São Francisco. Além da geração de energia, o reservatório cumpre o papel de regularização dos recursos hídricos da região, que abrange munícipios como Juazeiro (BA) e Petrolina (PE). Operada pela CHESF, a hidrelétrica tem potência instalada de 1.050.300 kW e seu reservatório tem capacidade de armazenamento de 34,1 bilhões de litros – maior da bacia do São Francisco.
Blog Preto no Branco