O desfile das escolas públicas e particulares e outras instituições, além de algumas bandas marciais começou pontualmente as 8:30h, logo após o hasteamento das Bandeiras do Brasil, de Pernambuco e de Petrolina, com a participação do prefeito Julio Lossio na Prefeitura de Petrolina. Para comemorar os 119 anos do município de Petrolina, estudantes e autoridades participaram do tradicional Desfile Cívico neste domingo. Sem perder a tradição, a banda Philarmônica 21 de Setembro despertou a população com alvorada nas ruas de Petrolina, às 5 horas da manhã.
O verde tomou conta do início do desfile pela Avenida Guararapes com as criancinhas do Nova Semente, acompanhadas das sementeira. Após a participação das crianças do Nova Semente, foi a vez das escolas públicas e privadas desfilarem pela avenida. Também participaram o Petrape, Secretaria de Acessibilidade. A criatividade tomou conta dos carros alegóricos que deram a tônica do desfile que esse ano homenageou os artesãos de Petrolina.
A dona de casa Nancy Rocha se emocionou ao ver as crianças do Nova Semente na avenida. “Meu netinho só tem cinco anos e ele não via a hora de chegar aqui e desfilar, acordou todo mundo logo cedo em casa pedindo a farda, diz ela. Segundo Paulo José de Farias, Petrolina é o melhor lugar do mundo. “ Assisto ao desfile desde pequeno e faço isso porque amo minha Petrolina. Para dona Jaciara Gomes é importante incentivar os filhos que estudam na rede municipal a participar do desfile. Eles vão participar todo ano até quando puderem, tem que ter amor ao lugar onde mora e homenagear a cidade sim,”declara.