A partir do dia 1º de julho deste ano, as obras do artista plástico Reginaldo Ferreira em “óleo sobre tela” e “pirografia” (técnica usada para queimar o desenho na madeira), serão expostas no “Centro Cultural Palace”, em Ribeirão Preto-SP; com o tema “Nossa Arte, Nosso Povo, Nossa Cultura”.
A exposição faz parte da terceira etapa de um projeto criado pela idealizadora e coordenadora do Grupo “Mãe da Mata”, Necy Nascimento. A primeira fase, segundo ela, foi cadastrar os artistas locais em um grupo, depois estabelecer um ponto fixo de referência e venda. “Isso aconteceu na época em que inauguramos a Casa do Artesão em Juazeiro, e há sete anos conseguimos o nosso ponto fixo aqui no Centro de Cultura Mãe da Mata, que leva meu nome artístico”, revela Necy Nascimento.
A terceira etapa agora é o intercâmbio cultural a nível nacional e internacional. Para isso o grupo de aproximadamente 40 artistas elaborou um projeto de exposição das telas de Reginaldo, que foi aprovado pelo “Centro Cultural Palace – SP”. “Minha vida artística começou em Ribeirão Preto, por isso será ótimo iniciar essa nova fase lá”, comemorou Necy. A exposição com 33 peças contará com um leilão de uma das telas do artista, que será revertido em ajuda a uma instituição de caridade de São Paulo. As outras telas têm o valor avaliado em R$500,00 a R$550,00.
Artista autodidata, Reginaldo pinta desde os nove anos, e trabalha como profissional há 20. Em seus trabalhos, ele retrata a realidade nordestina de forma que reflete a sua própria experiência como cidadão nascido em Sento Sé–BA. “É uma forma de divulgar a cultura nordestina, desde a brincadeira do menino humilde do sertão, até o trabalho rudimentar, sem que precise de interpretação, é o que eu quero transmitir”, declarou. Com um trabalho característico, segundo Reginaldo, a exposição terá a duração de 30 dias.
Por Denise Saturnino