Artistas do Vale do São Francisco estão, mais uma vez, se unindo em prol do Centro de Cultura João Gilberto, importante equipamento cultural e artístico do Sertão do São Francisco. A classe vai realizar um movimento na próxima terça-feira (30), a fim de cobrar que o governo do estado realize a reforma estrutural e geral do espaço.
Em conversa no programa Palavra de Mulher de ontem (25), Marcos Velasch, presidente do Conselho Municipal de Cultura (CMC) de Juazeiro, ressaltou que o Centro de Cultura encontra-se, atualmente, com a estrutura desgastada e antiga.
“Temos um espaço que está comprometido na acústica, na estrutura do palco, dos camarins, e também na estrutura elétrica. O teatro sofre com goteiras, quando chove. Temos um sistema de climatização de modelo antigo, que as peças nem são mais produzidas, e que corre o risco de nem funcionar mais, além de consumir cerca de 30 mil litros de água. Além de um barulho insuportável, nem refrigera mais. Além disso, as portas de isolamento acústico estão deterioradas. E nem se produzem mais portas e fechaduras daquele modelo. É um espaço importantíssimo, o único que tem uma dimensão importante para o município, que possui uma arquitetura bonita, mas que está se desgastando”, contou.
Velasch ressaltou ainda que atualmente está sendo feita a troca das poltronas do local. Entretanto, para Edivaldo Francioli, um dos coordenadores do movimento, essa não é a demanda principal.
“Estão colocando as novas poltronas, e vão diminuir a quantidade de lugares. Vão ser apenas 280 lugares. O palco está afundando. O camarim está com vaso entupido, sem torneira, o banheiro não funciona, mau cheiro, cupim tomando conta. É preciso que faça essa reforma estruturante”, complementou.
A classe vai realizar um movimento pacífico a fim de chamar atenção de Rui Costa (PT), na próxima terça-feira (30). O governador estará na cidade para inaugurar a Policlínica Regional. Os artistas pretendem entregar um novo documento, nas mãos do chefe de estado, solicitando a reforma total do equipamento cultural.
O Centro de Cultura está sob responsabilidade do Governo do Estado da Bahia, em nome da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult).
Fonte: Blog Preto no Branco




