DIREITO TEM QUEM DIREITO ANDA.
A explicação para este tema é a seguinte, conforme Itaberaba Lira: “È claro, ninguém poder querer somente os direitos. Tem de se lembrar dos seus deveres. Por acaso o leitor percebeu que em -os Dez Mandamentos -ninguém fala em direitos? Tampouco nos juramentos de formaturas”? Infelizmente a sociedade está lotada de advogados que defendem réus que sem nenhum direito, porque não cumprem os seus deveres, exagera nas suas artimanhas jurídicas, na sua falta de ética e porque não dizer na sua irresponsabilidade. Nem lembram que são cidadãos.
Li uma defesa de certo advogado, defendendo um réu absolutamente culpado (com provas contundentes) que estarreceu a todos os jurados, mas não ao Juiz:
Havia evidências inconfundíveis sobre a culpa do réu, mas o cadáver não apareceu. Quase ao final da sua contestação oral, o advogado, temeroso de que seu cliente fosse condenado, recorreu a um truque: – “Senhoras e senhores do júri, senhor Juiz, eu tenho uma surpresa para todos!” disse o advogado olhando para o seu relógio… “Dentro de dois minutos, uma pessoa que aqui se presume assassinada, entrará na sala deste tribunal.” E olhou para a porta. Os jurados, surpresos, também ansiosos, ficaram olhando para a porta. Decorreram-se dois longos minutos e nada aconteceu. O advogado então completou: “ Realmente eu falei e todos vocês olharam para a porta com a expectativa de ver a suposta vítima. Portanto ficou claro que todos têm dúvida neste caso, se alguém realmente foi morto. Por isso insisto para que vocês considerem o meu cliente inocente”. (In dubio pro reo) na dúvida a favor do réu. Os jurados visivelmente surpresos, retiraram-se para a decisão final. Alguns minutos depois, o júri voltou e pronunciou o veredicto: “CULPADO”.
Mas como? Perguntou o advogado… “Eu vi todos vocês olharem fixamente para a porta, é de se concluir que estavam em dúvida! Como condenar na dúvida?”
E o Juiz esclareceu: “Sim todos olhamos para a porta, menos o réu…”
MORAL DA HISTÓRIA: NÃO ADIANTA TER UM BOM ADVOGADO SE O CLIENTE FOR ESTÚPIDO.
MAGOM-Contabilista, Administrador de Empresa e membro do Lions.