Trinta e três deputados estaduais participaram do programa Assembleia Itinerante realizado ontem (04) em Juazeiro. Os trabalhos foram abertos pelo presidente Marcelo Nilo, às 14h45, entraram pela noite, permitindo uma discussão objetiva das grandes questões políticas, econômicas e sociais do município e de todo o médio São Francisco. Cerca de 800 pessoas lotaram o centro de Cultura João Gilberto. Parte assistiu os trabalhos através de telão instalado no saguão do auditório.
Foram realizadas duas sessões plenárias. A primeira de caráter ordinário culminou com a aprovação de dois projetos dos deputados Roberto Carlos (PDT) e Bira Coroa (PT). O primeiro determina aos clubes profissionais e amadores de futebol que assegurem matrícula em instituição de ensino para os jogadores menores de 18 anos a eles vinculados. O projeto do petista institui um cadastro estadual de pessoas desaparecidas. A sessão ordinária foi encerrada às 18h.
Acordo de lideranças
A votação foi viabilizada por um acordo firmado pelos deputados Joseildo Ramos (PT), vice-líder do PT, e Elmar Nascimento(PR), líder da oposição, que dispensaram trâmites regimentais para a apreciação das matérias. Outro acordo disciplinou o tempo dos oradores na sessão em cinco minutos. Os mais votados nos dois blocos, Roberto Carlos (PDT) e Adolfo Viana(PSDB) falaram por dez minutos, o mesmo tempo das lideranças partidárias presentes. Como nem todos foram a tribuna discursar, antes de encerrar o presidente Marcelo Nilo, nominou todos os parlamentares presentes.
A Assembleia Itinerante em Juazeiro foi das mais representativas entre as realizadas até agora, tendo marcado presença a totalidade dos integrantes das câmaras de vereadores dos municípios do lago de Sobradinho, bem como de outros municípios da região. Além de prefeitos, vice-prefeitos, reitores de universidades, dirigentes de órgãos estaduais e federais, autoridades militares, sindicalistas e militantes políticos. O entorno do cento de cultura João Gilberto ficou repleto de faixas de associações, sindicatos e de parlamentares.
Protesto
Durante os trabalhos o Sindae protestou contra proposta do Executivo municipal de Juazeiro de privatizar o serviço de abastecimento de água através de uma Parceria Pública Privada, PPP. Houve ainda a distribuição de panfletos defendendo a manutenção do poder de investigação do Ministério Público através de uma petição on line – uma PEC em exame no Congresso pretende reduzir essa prerrogativa.
Os debates foram acalorados, sendo marcando as diferenças de posições entre os integrantes da base da administração Jaques Wagner e os oposicionistas. A população se manifestou com aplausos e demonstrações de apoio no plenário, e introduzindo em urnas disponibilizadas no saguão em formulário distribuído no local suas reivindicações, sugestões e cobranças. Um documento sintetizará esses anseios locais e será encaminhado aos parlamentares para conversão em indicação – a ser assinada suprapartidariamente. O primeiro a discursar foi o deputado Roberto Carlos(PDT), filho da terra e o mais votado na cidade.
Homenagem
Foto: pasta homenagem
A outra sessão teve caráter solene para homenagear com a medalha Dois de Julho cidadãos com larga folha de serviços prestados para Juazeiro e região. As definições foram feitas a partir de indicações dos deputados mais votados na cidade, da Mesa Diretora e da presidência. Receberam a comenda o diretor presidente da Agrovale, João Bastos Colaço Dias; o técnico agrícola com trabalho, Cícero Felix dos Santos; o gerente de obras da Sedur na cidade, Alberto Armando Batista Gaspar; o ex-deputado federal Jorge Khoury; o prefeito de Juazeiro, Isaac Cavalcante de Carvalho e o ex-deputado Pedro Alcântara.
Avaliação
Foto: Nilo
Legenda: “O objetivo dessa programação é a aproximação o Legislativo das comunidades interioranas”, declarou o presidente Marcelo Nilo
O presidente Marcelo Nilo avaliou que a quinta edição da Assembleia Itinerante foi um sucesso. Além do caráter educativo elogiou a participação popular vibrante, participativa e o nível dos debates, marcados pela discussão profunda dos problemas regionais – e do São Francisco como um todo. Explicou que o objetivo dessa programação é a aproximação o Legislativo das comunidades interioranas, uma interação que funciona nos dois sentidos beneficiando também os parlamentares.
O deputado Marcelo Nilo lembra que os deputados estão permanentemente viajando para o interior, revendo suas bases e auscultando a população, identificando carências para encaminhar a solução desses pleitos às instâncias governamentais responsáveis, mas esta visão em muitos casos é uma visão parcial – de determinadas regiões – tirando do contexto o “todo de um estado grande e complexo como a Bahia”. Para ele nada substitui a visão “in loco” e a Assembleia Itinerante oferece agora um canal de interlocução direto entre Juazeiro, o médio São Francisco e o parlamento.
Para ele o destravamento do impasse que dificulta a votação de projetos de origem parlamentar é um feito a ser comemorado pelo Legislativo. Ele elogiou a postura das lideranças do governo e da oposição, respectivamente, Joesildo Ramos, vice-líder, substituindo Zé Neto que não pode comparecer, e Elmar Nascimento. O presidente Marcelo Nilo disse ainda que vai trabalhar para ampliar o número de projetos de origem parlamentar em votação, mas ressalvando necessidade das proposições atenderem aos requisitos de legalidade e constitucionalidade.
Prestigiaram
Prestigiaram a sessão da Assembleia Legislativa em Juazeiro, o prefeito da cidade Isaac Cavalcanti de Carvalho, o prefeito de Sobradinho, Luiz Vicenti Berti, de Casa Nova, Wilson Freire Moreira e Uauá, Olímpio Cardoso Filho. Também estiveram no centro de Cultura João Gilberto o vice-prefeito de Juazeiro, Irmão Francisco, o presidente da seccional da OAB, Arthur Carlos Filho e o procurador geral do município de Juazeiro, Carlos Luciano de Brito Santana.
Márcio Jandir Soares representou o bispo da cidade, dom José Rodrigues, Edmilson Santos dos Santos, representou o reitor da Univasf, Julianeli Tolentino de Lima e o capitão Cláudio da Conceição, representante do 2º Distrito Naval, almirante Antonio Fernando Monteiro. O superintendente regional da Codevasf, Emanoel Lima, também compareceu ao evento, que teve até a presença de um vereador de Setúbal, Portugal, Paulo Caria.
Entidades
Diferencial importante nesta quinta versão da Assembleia Itinerante foi a presença maciça de entidades da sociedade civil, associações, sindicatos e outras entidades. Destaque para as representações da Associação de Moradores de Malhada Areia; Fórum das Associações de Sobradinho, da União das Associações de Fundo de Pasto, do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Sento Sé e do Lions Clube de Juazeiro. Bem como do Conselho de Segurança Pública de Juazeiro, dos Trabalhadores da Mineração Caraíbas e da Granvalle Frutas.
Presentes ainda representantes da Fetag, do Sebrae de Juazeiro. Marcaram presença professores da rede estadual, integrantes da Associação de Moradores do Bairro Lomanto Júnior, da Associação dos Comerciantes do Mercado Popular de Juazeiro e da Associação de Produtores Rurais do Sítio Lagoa Nova de Casa Nova. Também do comando da CPRN de Juazeiro, do comando da Cipe-Caatinga e do Batalhão de Infantaria Motorizado do Exército, e ainda de agricultores, estudantes das redes pública estadual e municipal, professores da rede estadual.
Foram a Juazeiro secretários municipais, funcionários e representantes das prefeituras de Sobradinho, Casa Nova, Sento Sé, Curaçá, Sobradinho, Senhor do Bonfim, Sento Sé, Remanso, Campo Alegre de Lourdes, Uauá, e Pilão Arcado. Funcionários e representantes da Codevasf, Uneb, Adab, do conselho Tutelar de Juazeiro, do Hemoba, Sindae, Ibama e Sinergia. Bem como representantes de partidos políticos como o PT (de Jaguarari, Juazeiro e Campo Alegre de Lourdes) e do PP, PRB, PDT, PSD e PR de Juazeiro.
Finalmente houve a presença de vereadores de Juazeiro, Curaçá, Senhor do Bonfim, Sobradinho, Casa Nova, Sento Sé, Filadélfia, Jaguarari, Campo Formoso, Pilão Arcado, Antonio Gonçalves, Remanso e Uauá. Algumas câmaras municipais estavam com todos os vereadores nos trabalhos.
Fonte: Assembleia Legislativa
Fotos: Sandra Travessos e Paulo Mocofaya