O Assessor Especial de Articulação Interinstitucional da Prefeitura de Juazeiro, Roosevelt Duarte Motta esteve no último fim de semana em Salvador, em contato com instituições públicas e privadas para ampliar o campo de possibilidades do Município e de troca de experiências, além de firmar parcerias para a realização de cursos de capacitação e formação.
Segundo Roosevelt Motta o primeiro contato mantido tratou do Termo Aditivo do Convênio de Cooperação Técnica firmado entre Juazeiro e a Secretaria de Educação do Estado. Outro ponto positivo da agenda se refere à Secretaria da Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social. A Escola Baiana de Conselhos, vinculada à Secretaria vai promover no primeiro semestre de 2016, um curso de capacitação e formação para os conselhos tutelares e os conselhos de direitos.
O Assessor declarou que em contato com Irani Lessa, coordenadora da Infância da Secretaria de Justiça tomou conhecimento de que para a realização do curso foram criados quatro núcleos. “E Juazeiro foi escolhido como um dos pólos que sediará a capacitação, com quatro turmas de 45 alunos cada, atendendo 57 municípios de vários territórios baianos durante um mês”, informou Roosevelt Mota.
O professor Roosevelt e Cláudio Ricardo de Oliveira, articulador do NAT em Juazeiro também manteve contato com Ana Luiza Buratto, técnica e sócia fundadora da Avante, instituição da sociedade civil que tem por missão contribuir para a formação do cidadão, pela educação e o desenvolvimento de tecnologias de intervenção social.
Com a Avante, Roosevelt Motta declarou que foi estabelecido uma troca de experiências positivas. O Projeto Educação-Saúde-Nat desenvolvido em Juazeiro foi referência para a Avante encaminhar para apreciação da Prefeitura a realização de um Curso de Formação e Capacitação para professores da primeira infância com material didático contextualizado para a realidade local. “Acatamos a sugestão e já estamos avaliando a possibilidade de viabilizar a ação. Por outro lado estamos encaminhando o relatório do mês de agosto das atividades do projeto Saúde, Educação e Nat assim como do NUCA”, pontuou Mota.
A Avante é pioneira no desenvolvimento de metodologias de formação continuada, na produção e disseminação de conhecimentos na área, bem como ações de apoio a órgãos governamentais e à implantação de políticas públicas.