Donos de micro e pequenas empresas (MPE) do ramo de panificação, confeitarias e massas se reuniram na quinta-feira, dia 6 de agosto, na sede do Senai no município para assinar o termo de adesão ao Centro das Indústrias do Estado da Bahia (Cieb). Ao todo, 15 empresas aderiram ao associativismo, apostando que, organizadas em conjunto, irão aprimorar o desempenho dos negócios, aumentar a competitividade e conquistar novos mercados.
Os empresários já são atendidos pelo Projeto Indústria Setorial, desenvolvido pelo Sebrae em Juazeiro, que visa fortalecer os empreendimentos industriais, qualificando os processos da cadeia produtiva, além de desenvolver ações de capacitação gerencial e acesso à inovação e tecnologia. “Vamos trabalhar a solução do Sebraetec, que é financiado em 80% pelo Sebrae e oferece aos empresários orientações e consultorias especializadas nos setores de produção, gestão empresarial e tecnologia”, explicou o técnico do Sebrae Juazeiro, Rinaldo Moraes. Ele acrescenta ainda que a ação atua na melhoria da qualidade dos produtos, redução dos custos e desperdícios, além de aumento da produtividade.
Wagner Wilker Mattos está no mercado de panificação há 14 anos em Juazeiro, e acredita que a união dos panificadores vai fortalecer o setor perante as instituições e órgãos governamentais e garantir credibilidade junto aos clientes. “Estamos bem assistidos com as soluções que o Sebrae vai implementar e com as capacitações de parceiros como o Senai, Sesi, Cieb e Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Nossa meta é profissionalizar a gestão empresarial, melhorar a qualidade dos produtos, aumentar as vendas e consolidar as empresas no mercado local”, destacou o empresário, sugerindo ainda que a qualificação da mão de obra seja um dos pontos de destaque.
A coordenadora adjunta de indústria do Sebrae Bahia, Maria Helena Garcia, também participou do encontro, onde apresentou proposta e recursos disponíveis para a atuação do Projeto Indústria no estado e em Juazeiro, nos segmentos de panificação e também na área de construção civil. “O diferencial competitivo está na qualidade, por isso o trabalho conjunto do Sebrae, parceiros e empresários visa promover o fortalecimento por meio de ações que contribuam para a melhoria da gestão empresarial e implantação de práticas de inovação e sustentabilidade nas empresas”, destacou Maria Helena.
Agência Sebrae de Notícias Bahia