A Bahia é o segundo estado com mais mortes decorrentes de assaltos e ataques a agências bancárias, segundo informações do Sindicato dos Bancários. O estado que lidera em número de óbitos em casos do tipo é São Paulo, que teve 15 mortes – na Bahia foram 8 ao longo de 2012.
Em todo o Brasil, 57 pessoas morreram em situações criminosas envolvendo bancos, uma média de 4,7 por mês. De acordo com o sindicato, os dados são parte de uma pesquisa do movimento sindical junto ao Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).
O número de 2012 apresenta aumento de 16,3% em relação ao de 2011, quando foram 49 mortes no Brasil, e de 147,8% em relação a 2010, que teve 23 mortes em situações do tipo. A maioria das mortes estão relacionadas a saidinha bancária – trinta pessoas morreram assim no país.
Logo em seguida aparecem os assaltos a correspondentes bancários, com nove vítimas fatais. Os assaltos às agências estão em terceiro lugar – oito pessoas morreram durante eles. A maioria das vítimas é cliente – 33 no país. Em seguida aparecem vigilantes (9), policiais (6) e bancários (2).