Para garantir maior resolutividade e menor custo, além de integrar a atenção em saúde e ampliar os serviços oferecidos para as crianças e mulheres da cidade e região, o prefeito Isaac Carvalho e o secretário da Saúde, Cássio Garcia transferiram os atendimentos direcionados ao público infantil para algumas unidades da rede municipal.
O fluxo foi alterado e está funcionando da seguinte forma: os atendimentos de urgência na área infantil já realizado na UPA/24 horas foram reforçados e os internamentos encaminhados para a Maternidade, agora intitulada: Maternidade e Hospital da Criança, funcionará como equipamento materno infantil.
“Os serviços continuam e serão ampliados. Não existe fechamento de unidade. Nossa UPA é tipo 2, e já estava preparada e realizava os atendimentos pediátricos. A unidade possui dois pediatras e dois clínicos. O SUS possui várias linhas de cuidado, como a Saúde do Homem, das Doenças Crônicas, Saúde Bucal, dentre outros, e uma das principais é a linha de cuidado materna infantil, que será ofertada neste equipamento público. Além disso, segundo conceitos de economia de Saúde, qualquer município quando tiver necessidade pode concentrar os serviços para garantir maior otimização nos recursos, resolutividade e qualidade nos atendimentos”, afirmou o secretário da saúde, Cássio Garcia.
PROGRAMA MAIS SAÚDE
Esta iniciativa faz parte de mais uma medida do Programa Mais Saúde, lançado pelo governo municipal – ano passado – para melhorar o acesso aos atendimentos, qualificar a assistência e ampliar os serviços ofertados à comunidade.
“Algumas necessidades de saúde demandam uma organização do processo de trabalho e podem ser concentradas. Isso já vinha sendo estudado com critério e responsabilidade. Com isso, o município fortalecerá a linha de cuidado materno infantil e também viabilizará a redução de custo, dando a gestão maior possibilidade de ampliar a oferta na assistência à saúde”, explicou o titular da pasta.
MATERNIDADE E HOSPITAL DA CRIANÇA SERÃO AMPLIADOS COM A IMPLANTAÇÃO DA REDE CEGONHA
O município já recebeu um Centro de Parto Normal com 10 leitos PPP. Serão entregues este ano, além de 11 leitos para gestação de alto risco, 10 leitos para Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), 10 leitos de Unidade Neonatal de Cuidados Intensivos (UTI) e 10 leitos do projeto Canguru.
“Devido aos últimos investimentos na área da Saúde, Juazeiro alcançou questões técnicas apropriadas para desenvolver esta iniciativa, sem gerar prejuízo nos atendimentos oferecidos à comunidade. Em breve, o município receberá mais serviços para a área materna infantil, mas enquanto não houver esta integralidade nos atendimentos, o fluxo das crianças para alta complexidade continua o mesmo, sendo encaminhado para o Hospital Dom Malan, atual referência para os casos de UCI e UTI Neonatal”, acrescentou o representante da pasta no município, Cássio Garcia.