SECJU
A juventude de Juazeiro foi contemplada com diversas atividades artísticas, culturais e de lazer durante a Semana da Juventude, realizada no período de 10 a 15 de agosto na sede e em algumas localidades do interior do município. Escolas da comunidade receberam durante a semana oficinas de arte em diversas linguagens, como teatro; dança; percussão; grafite; literatura, entre outras, e ainda atividades esportivas e de lazer e shows realizados no Parque Lagoa de Calu.
Numa realização da Secretaria de Cultura e Juventude de Juazeiro (SECJU) em parceria com o Conselho Municipal de Juventude, a cidade vivenciou a Semana da Juventude com muita agitação cultural, começando com a apresentação da “Batalha da Norte”, promovida pelo grupo P1 Rappers, no bairro Piranga I, dia 10, e a 3ª Conferência Municipal de Juventude, realizada dia 11, no auditório da UNIVASF, reunindo mais de 500 jovens, entre movimentos estudantis e organizações sociais.
De acordo com a SECJU, 15 oficinas foram realizadas em escolas públicas da sede e em duas localidades do interior, como Pinhões e Poço de Fora que receberam as oficinas de grafite realizadas pelo P1 Rappers. A motivação para essa oficina, segundo Euri Mania, um dos líderes do grupo, é o movimento Hip Hop, que envolve não só o grafite, mas as danças como break dance e o pop dance, “entre outras manifestações de nosso movimento, como a nossa própria música”, declarou Euri.
As oficinas realizadas nas escolas contaram com a participação de várias turmas, cerca de 600 alunos no total, idade entre 13 e 16 anos. Os alunos foram acompanhados pelos professores e direção de cada instituição. Para Juliana Conceição, da oficina de dança afro, a aceitação dos alunos foi muito boa, “mesmo não podendo reunir mais do que duas turmas por oficina, o resultado foi bastante positivo”, revelou.
A aluna Fabíola da Silva Leandro, 15 anos, do oitavo ano, da Escola Dinorah Albernaz, bairro Itaberaba, considerou a oficina de teatro uma ótima opção para a escola. “Eu ainda não tinha participado, achei muito boa à oficina aqui na nossa escola”, disse. Já o aluno Márcio Eduardo, de 14 anos, também do oitavo ano, da mesma escola, disse que é a primeira vez que participa, “É a primeira vez que eu participo de uma oficina assim e estou gostando muito”, revelou.
As oficinas foram realizadas na sede, em bairros como Alto da Aliança, João Paulo II, Malhada da Areia, Tabuleiro, Piranga, Itaberaba, Argemiro, Maria Gorete, João XXIII e Dom José Rodrigues. Os espaços foram às escolas, aproveitando os estudantes de cada instituição visitada, mas todas as oficinas foram abertas a juventude em geral.
“A ideia era envolver toda a comunidade jovem onde a oficina foi aplicada, e nas escolas os professores e estudantes foram nossos grandes parceiros, porque entenderam a ação e se mobilizaram junto com a nossa equipe para a realização das oficinas”, observou o titular da SECJU, Donizete Menezes.
Também foram realizados diversos shows artísticos como parte da Semana da Juventude, no Parque Lagoa de Calu. O Coletivo Juart apresentou a banda Jump, dentro do projeto “Vem Para a Praça”, integrando a programação da SECJU e mobilizando os seus seguidores. Segundo o organizador do projeto, Ícaro Reis, a banda Jump é formada há pouco tempo, mas já deixou sua marca na cidade, com canções que vai desde o pop-rock ao samba-reggae, além de repertório próprio. Ainda teve na noite de sexta-feira a “Batalha da Norte” com o P1 Rappers e convidados.
A juventude compareceu a Lagoa de Calu no último sábado para o encerramento do projeto que ainda trouxe para o parque, poesia, música e muita animação, com a banda Diversus do CODEFAS, com os poetas declamadores Ramon Raniere e Sérgio Murilo, e ainda o rap de protesto do P1 Rappers, o rock da Sanitário Sex e o reggae da banda Tio Zé Bá.
O secretário Donizete Menezes e o presidente do CMJ, Orlando Freire agradeceram a participação da juventude de Juazeiro, dos artistas de cada linguagem, e da efetiva parceria da secretaria de Educação e Esportes do Município, nas oficinas, e também nas atividades esportivasrealizadas no Parque Lagoa de Calu que envolveram a juventude da cidade no último final de semana.