“Todos somos contadores de história, precisamos apenas saber como contar”. Essa é a definição do professor Antonio Veronaldo sobre a realização do Laboratório experimental de técnicas de contação de histórias, que está sendo realizado no Centro de Convenções de Petrolina até o próximo dia 09/11.
O projeto, que acontece desde o mês de março, tem o caráter inédito na região e tem como intuito ampliar o conhecimento dos professores acerca de técnicas de contação de histórias relacionadas às lendas da região. “O nosso foco é trabalhar textos voltados para a leitura infantil, por entendermos que é a partir daí que vamos formar novos leitores. Existe algo de mágico em contar histórias e precisamos multiplicar isso”, relata a produtora peças teatrais e atriz, Cristiane Crispin, que ministrou a oficina de técnicas de contação de histórias com base em elementos lúdicos.
Para a professora de Inglês do Ensino Fundamental e participante como aluna do Laboratório, Rosélia Coelho, “o aluno já possui muita criatividade, só precisamos aguçar. E é o que estamos fazendo. Estamos aqui para resgatar a história da nossa região que é muito rica por meio das pessoas, das lendas e dos causos e que não pode ser deixada de lado. Ao longo desses meses, tivemos embasamento teórico para atuar de diversas formas com essas histórias com os nossos alunos. Aprendemos principalmente que contar é diferente de ler. Temos que considerar as histórias de fantasia, pois ela ensina valores e costumes às crianças”, declara.