Um ato público contra a violência doméstica será realizado nesta quarta-feira (6), a partir das 16h no bairro Mandacaru, Zona Norte da cidade. A iniciativa é das vereadoras Maria Elena (PSB) e Cristina Costa (PT) únicas representantes femininas na Casa Plínio Amorim.
O evento será em forma de uma passeata, cuja concentração será no início da Avenida 12 do bairro. Qualquer pessoa poderá participar, independente de sexo ou idade.
Além desse movimento, um abaixo-assinado elaborado pela União Brasileira de Mulheres na cidade e que contou com o respaldo de entidades e instituições como Câmara de Vereadores, pastorais de igrejas, Organizações Não Governamentais – além de líderes comunitários, gestores de creches e escolas (entre outros) – será entregue ao governador Eduardo Campos.
O documento cobra do Estado as seguintes reivindicações: plantão 24 horas para a Delegacia Especializada da Mulher (Deam); permanência do órgão no Centro da cidade, e não transferi-lo para a Área de Segurança Integrada (AIS); Agilidade nas investigações, julgamentos de processos e punição dos criminosos envolvidos em sequestro e homicídios contra mulheres. Entre os casos mais recentes na cidade estão os assassinatos de Clésia Maria Batista do Nascimento, da ex-vereadora Maria Maga Liberalina, da enfermeira Cleaci de Souza Rodrigues e de Eliane Neves de Almeida; e implantação de um Juizado Especial de violência contra a mulher.