Uma aula com música,dança, peças instrumentais e todo conhecimento acumulado ao longo de uma vida dedicada ao reconhecimento das manifestações populares espalhadas pelo país é exatamente o que o público de Juazeiro poderá conferir na noite desta sexta-feira (10.05) com a aula-espetáculo ministrada por Antonio Nóbrega. A aula acontece às 18h, na Sala Principal do Centro de Cultura João Gilberto – Juazeiro. Os ingressos podem ser adquiridos mediante troca por 2Kg de alimentos não perecíveis, a partir das 16h de hoje, na bilheteria do Centro – sujeito a lotação. Ao longo do dia será dada continuidade ao II Encontro de Estudos, com mesas-redondas e apresentações de trabalhos. À noite, a “Mostra de Música dos Sertões: Juazeiro Petrolina”, com entrada gratutita, fecha a programação. Em sua aula “Matria: Uma Outra Linha de Tempo Cultural”, Nóbrega contará com peças que vão desde obras da tradição oral – criadas e continuamente recriados pelo autor-legião ao longo dos séculos – a obras autorais, como sambas de Nelson Cavaquinho e Candeias, canções de Caymmi e do próprio Antonio Nóbrega peças coreográficas sobre múscia de Bach etc. A aula-espetáculo, tanto em sua forma quanto em seu conteúdo, procura harmonizar o discurso com a performance, o conceito com a emoção.
Pela manhã, já às 9h, acontece a mesa-redonda “Os sertões contemporâneos: desconstruindo estereótipos”, a qual tem como temas centrais a problemática da seca a vitimização do sertanejo e o isolamento cultural da região. Compõem a mesa os pesquisadores Durval Muniz de Albuquerque Jr., Elder Maia e Ademilson da Rocha. A partir das 14h, o segundo blocos de sessões de apresentação de trabalhos dão corpo as mesas-redondas “Diálogos entre o Cordel e a Literatura sobre o Sertão” e “Sertão e Identidades”. A entrada é gratuita.
Juazeiro e Petrolina ligados pela música
“Petrolina, Juazeiro. Juazeiro, Petrolina. Todas as duas eu acho uma coisa linda. Eu gosto de Juazeiro e adoro Petrolina”, cantou Luiz Gonzaga, figura de expressão indiscutível do sertão brasileiro. Para cantar esta beleza indissociável das duas cidades que se desenvolveram às margens do São Francisco, na noite de sexta-feira (10.05) da II Celebração das Culturas dos Sertões acontece a Mostra de Música dos Sertões: Juazeiro e Petrolina. Durante a apresentação, que acontece na Concha Acústica do Centro de Cultura João Gilberto, ás 20h, Maviael Melo e o grupo Matingueiros trarão para a cena músicas e manifestações populares originárias dos municípios em questão.
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Cultura do Estado da Bahia(Secult/BA)