Os novos alunos da Faculdade Aberta da Terceira Idade (FATI) participaram, nesta sexta-feira (29), da aula inaugural do semestre 2014.2. Os estudantes, que têm mais de 50 anos, acompanharam a palestra-show da professora Laudelia Rivas, que colocou todos os presentes até para dançar zumba.
O projeto é desenvolvido há três anos pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) e conta com a parceria da Universidade de Pernambuco (UPE). Também participaram da aula inaugural, professores das duas instituições, monitores do projeto, além do presidente da Facape, Rinaldo Remígio; a vice-diretora do campus da UPE em Petrolina, Marta Guimarães e a coordenadora do FATI, Thereza Christina.
Os representantes da Facape e da UPE destacaram a importância da parceria e os bons resultados do projeto. “O FATI vem contribuindo para a reinserção social daqueles que integram o grupo da melhor idade. É importante que os novos alunos também incentivem os estudos na família, entre filhos, netos e bisnetos”, disse o presidente Rinaldo Remígio.
A novidade deste semestre é o curso de Redação Oficial. Segundo a coordenadora Thereza Christina, a ideia é trazer novos cursos a cada edição do projeto. “Os próprios alunos sugerem novas áreas e disciplinas. Para o início de 2015, por exemplo, estamos querendo oferecer cursos de línguas, que já é uma solicitação dos estudantes”, explicou.
Palestra-show
A palestra da professora Laudelia Rivas mexeu – literalmente – com todos que estavam presentes no auditório da Facape, onde aconteceu a aula inaugural. Ela mostrou vídeos de aulas de zumba com pessoas da terceira idade e convocou todos a dançarem também. A plateia atendeu prontamente ao convite.
A professora ainda falou sobre alguns temas, como aposentadoria, fé e perseverança. Ao mostrar peças de madeira e couro que foram produzidas por ela e seu marido, Laudelia destacou a importância de manter-se sempre ativo e fazer aquilo que gosta, independente da idade de cada um.
ASCOM Facape