As manhãs de domingo na Orla de Petrolina mudaram bastante nos últimos meses com o Projeto Domingo na Orla, da Secretaria de Esportes e uma novidade adotada recentemente pelos executores do projeto e que conta com a parceria de professores de várias academias é a prática de Zumba. O sucesso foi tanto no primeiro domingo que os frequentadores vão poder aproveitar até dia 20, quando acontece também o encerramento do Outubro Rosa, movimento popular reconhecido internacionalmente, originário nos Estados Unidos em 1997, com o objetivo de disseminar a importância da prevenção do câncer de mama. Atualmente é comemorado em todo o mundo e o nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama.
De um momento para outro, a palavra Zumba se tornou tão comum entre as pessoas e a sua prática ganhou milhares de adeptos e quem não conhece quer logo saber do que se trata. É raro não se apaixonar pela mistura de dança e aeróbica que tomou conta de Petrolina.
“Afinal, nem todo mundo gosta de ficar horas praticando exercícios mas, quando combinado com música e transformado em dança e alegria, o exercício pode se tornar facilmente a hora mais legal do seu dia”, observou a professora de Zumba, Tina Ramos. Além de queimar calorias e aumentar o condicionamento físico, a aula de dança fortalece ossos e músculos, melhora o equilíbrio e o humor.
A ideia da secretaria de Esportes de Petrolina é de que a parceria com os professores de zumba possa trazer a modalidade para a Orla todos os domingos.” O que queremos é ver todas as famílias participando e curtindo o projeto. Há espaço para prática de várias modalidade e como a cada domingo aumenta o número de pessoas que vem aqui para curtir o Domingo na Orla, queremos ampliar e otimizar ainda mais as parcerias e ter mais opções para oferecer aos adeptos do projeto”, o secretário de Esportes de Petrolina, Brito Junior.
Texto: Soraide Cavalcanti