Por Caio Alves
Não é de hoje que as academias de musculação estão adotando outras práticas de exercício físico em seus programas e isso principalmente para o público feminino. As aulas de dança têm contagiado alunos e alunas, e quando a festa de carnaval se aproxima as academias costumam ficar lotadas, já que todos querem aprender as coreografias do verão e, quem sabe, ficarem menos desinibidos na folia.
Trabalhando todas as musculaturas do corpo, a aula de dança ajuda na respiração e na autoestima dos participantes. “Além da perca calórica, a dança é uma terapia para aqueles que trabalham o dia todo, e acabam se estressando por alguma coisa, e quando chegam aqui, liberam essa carga pesada de estresse, através da dança”, conta o professor e estudante de Educação Física, Felicio Bonfim.
Em uma academia de Juazeiro as aulas são trabalhadas com músicas que já estão fazendo sucesso, e sem dúvida serão as mais tocadas e dançadas neste carnaval. Segundo a aluna e assistente social Anailsa Ferreira a sua coreografia preferida é a da música “Lepo, Lepo”, da banda de pagode Psirico, uma das mais cotadas para ser a música do carnaval 2014. Anailsatem seis meses fazendo aula de dança, e mesmo com pouco tempo já está notando os resultados. “Na aula de dança movimentamos muito e trabalhamos toda a parte do nosso corpo, ajudando na perca de calorias, além de sair mais relaxada e com a autoestima mais elevada”, afirma Anailsa Ferreira.
A administradora de empresa Maria Madalena pratica aula de dança há quatro anos e durante esse tempo, ela contou ao Diário da Região que já sente algumas mudanças em seu corpo e na parte psicológica também. “A dança além de beneficiar o corpo, como na perca de peso, ela ajuda no psicológico da pessoa, combatendo o estresse e as tensões do dia a dia,” explica.
A aula de dança acontece três vezes na semana, com uma carga horária de uma hora, sendo dez minutos de alongamento e aquecimento. Segundo o professor Bonfim não tem contra indicação, todos podem participar, desde os 10 anos já tem gente fazendo aula de dança. “Vale ressaltar que para fazer qualquer atividade física, antes indicamos o aluno para ir em um médico e realizar uma avaliação física para que assim possamos saber trabalhar melhor com o corpo de cada pessoa”, explica Bonfim.