O Município de Curaçá foi contemplado com o aumento no número de agricultores beneficiados pelo ‘Garantia Safra’. O Garantia Safra é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF que busca atender a um grupo específico de agricultores familiares de do semiárido brasileiro, com renda familiar de até 1,5 salário mínimo mensal, e que cultivam: milho, feijão, mandioca, arroz e algodão. É uma parceria entre municípios, governos estaduais e União, visando disponibilização de um fundo (Fundo Garantia Safra) para agricultores prejudicados com a seca.
De acordo com dados do Território do Sertão do São Francisco – TSSF, Curaçá agora tem 2.841 agricultores contemplados. “Quando começou a adesão, em 2009, eram pouco mais de 490 beneficiados. De lá para cá fizemos um trabalho de campo divulgando o Programa e fazendo as inscrições numa estratégia da equipe da EBDA, na divisão por áreas, buscando atingir o Município todo. Ficamos felizes porque esses mais de dois mil e oitocentos agricultores já começaram a receber o dinheiro ontem, dia 18”, disse Teresinha Alves Costa, Chefe de Escritório local da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agropecuário da Bahia – EBDA.
O valor do fundo é estabelecido pela Lei nº 10.420/2002, a saber: R$ 850,00 a serem pagos em cinco parcelas de cento e setenta reais. Conforme dados da EBDA, os agricultores, para receberem o benefício, precisam estar cadastrados no Programa, pela EBDA de Curaçá, que faz esse serviço em campo (nas propriedades e por meio de reuniões de associações). “Os agricultores anteriormente cadastrados vão receber diretamente na Casa Lotérica. Já os novatos devem procurar o Escritório da EBDA para informação do NIS (Número de Inscrição Social) e depois se dirigir à Caixa, pois na primeira vez tem que pegar o cartão lá”, explicou Teresinha, a qual antecipou que as inscrições para a safra 2014/2015 já foram iniciadas e a meta é atingir três mil agricultores familiares em Curaçá.
Para maiores informações, no Escritório da EBDA o atendimento está disponível das 7h30 às 17h30 ou pelo telefone: (74) 3531-1143.