Quem frequentou as Ilhas banhadas pelo Rio São Francisco (Rodeadouro, Massangano, Maroto ou do Fogo) nos últimos dias, percebeu um aumento do volume da água. Nesses locais, o espaço destinado, geralmente, para a fixação e o trânsito dos banhistas, estava inundado, temndo em vista o volume no Velho Chico.
Conforme foi registrado pelo PNB, na Ilha do Fogo, ponto turístico situado entre as cidades de Juazeiro-BA e Petrolina-PE, a água estava chegando próximo às árvores do paredão. Dessa forma, o espaço destinado para os banhistas ficou reduzido. A foto abaixo mostra como, normalmente, é a Ilha do Fogo durante grande parte do ano.
O fato chamou atenção de muita gente que frequentou os pontos turísticos. “Foi a primeira vez que vi o rio cheio desse jeito, desde quando cheguei aqui. E achei fantástico”, contou a estudante Iara Riachuelo, paraibana que mora em Juazeiro há 3 anos.
Aumento da vazão
O PNB procurou a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) para esclarecer sobre a situação. Em nota, a empresa informou que o aumento do volume observado no Rio São Francisco não foi uma cheia, e sim a consequência do aumento de vazão do reservatório de Sobradinho, cumprindo procedimentos operacionais determinados pelos órgãos competentes.
“A Chesf emitiu, no tempo devido, Carta Circular para as entidades e usuários da Bacia do São Francisco informando sobre a operação da Usina de Sobradinho, conforme o estabelecido pela Agência Nacional de Águas”, dia a nota.
Segundo a Companhia, a vazão do Reservatório foi elevada para 1.000 m3/s, a partir de 18/09, e para 1.200 m3/s no dia 23 de setembro, devendo permanecer entre estes valores até esta segunda-feira (30), “podendo se prolongar em eventual necessidade, a fim de compensar as retiradas de água no trecho de rio compreendido entre os reservatórios de Sobradinho e Xingó; bem como garantir a manutenção de um nível mínimo de 30% do volume útil em Itaparica”.
A Empresa destaca ainda que as informações envolvendo a operação dos Reservatórios e postos hidrológicos operados pela Chesf, na Bacia do Rio São Francisco, estão disponíveis em sua página eletrônica, no Portal de Gestão de Recursos Hídricos.
Blog Preto no Branco






