Avaliação positiva: Saúde em Pilão Arcado nunca esteve tão bem

Uma equipe do Diário da Região esteve esta semana em Pilão Arcado e constatou que os serviços de saúde oferecidos pela prefeitura municipal à população são satisfatórios e atende a todas as diretrizes do Ministério da Saúde

Hospital atende pacientes de todo o município

O Governo Federal vai usar os resultados do Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde (IDSUS), como critério para concessão de verba extra a estados e municípios. Criado pelo Ministério da Saúde, o índice mede à efetividade da Atenção Básica, das Atenções Ambulatorial e Hospitalar e das Urgências e Emergências. De acordo com o índice, o Brasil recebeu nota 5,4, praticamente metade do caminho para alcançar a nota máxima (10). O levantamento mostrou que 20% dos municípios tiraram pontuação abaixo de cinco. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha disse, no entanto, que os gestores locais não devem ser os únicos responsáveis pelas notas baixas. “Não estamos fazendo avaliação das secretarias estaduais ou municipais [de Saúde]. É uma avaliação que deve ser assumida pelas três esferas de governo”, ponderou. O ministro explicou que nem todas as cidades, principalmente as de menor porte, precisam dispor de atendimento especializado, porém, devem oferecer alternativas para o cidadão.

Avaliação antiga

Com relação ao município de Pilão Arcado, no Norte da Bahia, que, de acordo com a avaliação ficou com 2,5 ocupando o grupo 6, formado por cidades sem estrutura de serviços especializados, o prefeito João Ubiratan explicou: os dados são relacionados ao período 2007/2009, correspondentes a gestão anterior.

Uma equipe do Diário da Região esteve esta semana em Pilão Arcado e constatou que os serviços de saúde oferecidos pela prefeitura municipal à população são satisfatórios e atende a todas as diretrizes do Ministério da Saúde.

De acordo com Danilo Vaz, coordenador de Atenção Básica no município, poucas cidades no interior da Bahia tem um atendimento tão eficaz como em Pilão Arcado. Vaz reforçou as palavras do prefeito afirmando que tão logo João Ubiratan assumiu a prefeitura (janeiro de 2009) iniciou o trabalho de reestruturação da saúde publica que, segundo ele, encontrava-se sucateada, com apenas dois médicos para atendimento em todo o município. Danilo informa ainda que por conta da falta de compromisso da gestão anterior com a saúde pública, que deixou o município inadimplente, Pilão Arcado deixou de receber recursos na ordem de R$ 1 milhão para a construção de sete postos de saúde, investimento que seria oriundo de uma parceria do Governo do Estado e o Banco Mundial. “Ao deparamos com uma saúde completamente sucateada o prefeito e sua equipe tiveram de fazer uma reforma geral, para que pudéssemos atender à população. Os dois primeiros anos de governo foram de muito trabalho, mas os resultados já começam a aparecer. Baseado nos próprios dados do IDSUS, referentes ao ano 2011, estamos com nota 5,02 com uma melhora de mais de 100% da antiga nota, demonstrando o descaso que a gestão passada tinha com a saúde”, explica.

Nova estrutura

O diretor do Hospital Municipal Luís Eduardo Magalhães, em Pilão Arcado, Luís Rogério, apresentou um relatório de todo o atendimento na unidade e, afirmou que toda mudança só foi capaz graças a dedicação do prefeito João Ubiratan que contratou nesse período, profissionais capacitados para oferecer uma saúde de qualidade à população. O quadro da saúde hoje em Pilão Arcado é composto por seis médicos, seis enfermeiros, um nutricionista, um assistente social, três farmacêuticos, dois odontólogos e 74 agentes de saúde.

O Hospital foi completamente reformado e, segundo o diretor, tem hoje 30 leitos mantidos com recursos próprios. A unidade conta também com exames de raio X, centro cirúrgico, salas de parto (normal e cesário) , enfermaria, pediatria, atendimento de urgência e emergência.

Mesmo contando com um hospital dotado de toda estrutura a Prefeitura de Pilão Arcado disponibiliza dois veículos para transportar pacientes a cidades como Remanso, onde mantém convênio com uma clinica e Juazeiro. Dispõe ainda de uma casa de apoio em Salvador e dois carros para Tratamento Fora de Domicilio (TDF), além de duas ambulâncias e uma unidade do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU).

O município conta com um Posto de Saúde na sede e estão em fase de conclusão mais três postos; um na comunidade de Nova Holanda, para atendimento a toda aquela área e dois na localidade de Passagem que irá atender aos moradores de Pedreiras e das áreas ribeirinhas. Todo o material para atendimento nos postos já foram adquiridos e, de acordo com a secretária municipal de Saúde, Alba Carvalho Medrado da Rocha, em breve as unidades serão inauguradas.

A secretaria disse que os números divulgados não condizem com a realidade vivenciada hoje em Pilão Arcado, acreditando que , mesmo sendo negativos, serviram de incentivos para que toda equipe continue trabalhando cada vez mais no sentido de oferecer um atendimento digno e de qualidade a todos os munícipes.

Dentro da linha de atendimento a Atenção Básica as equipes de vacinação dividiram o município em sete rotas para que as vacinas cheguem a todos os moradores. A enfermeira Marcicleide de Souza, do Departamento de Vigilância Epidemiológica, explica que a descentralização tem como meta levar a vacina a todas as regiões do município. Segundo ela, no inicio do governo, Pilão Arcado estava com 20% de cobertura vacinal e, hoje já atingiu o índice de 77%.

Atendimento de Qualidade

O posto de Saúde que funciona na sede do município, atende em média 50 pessoas por dia com consultas, exames preventivos, curativos e pré-natal. A enfermeira Thaiana Queiroz Melo, destaca o trabalho de toda equipe de saúde, atribuindo o atendimento de boa qualidade ao compromisso que o prefeito tem com a saúde publica.

Para o médico Vinicius Lira, a saúde no município de Pilão Arcado melhorou consideravelmente nesta gestão e é comprovado, segundo ele, na satisfação dos pacientes. A jovem Rosimari Alves da Silva, que acabara de ser consultada, afirmou que o atendimento foi excelente e que sempre que procura a unidade é bem atendida. A dona de casa Edilene Rodrigues da Silva levou o filho para tomar nebulização e ser consultado. Ela confirmou a qualidade do atendimento e reforçou a preocupação de todo corpo médico em atender bem a população.

A agricultora Hildete Rodrigues da Silva, da comunidade de Passagem, ganhou seu terceiro filho e disse que foi bem cuidada desde a hora que deu entrada no hospital até o momento. Hildete agradeceu a toda equipe do hospital e destacou a importância do acompanhamento dos agentes de saúde durante o pré-natal. Já Edicléia Francisca Rocha, disse que por morar muito distante da sede (Nova Vereda), não teve o devido acompanhamento na gravidez, mas estava feliz com o nascimento do 3º filho que, segundo ela, graças ao atendimento que recebeu no hospital tudo ocorreu bem. Edicléia que mora há mais de 200 Km da cidade, ficou alegre com a noticia da construção de um posto de saúde na localidade de Nova Holanda, próximo de onde mora.

Experiência

Médico cirurgião há mais de 25 anos, Dr. Celso Silva e Souza, coloca sua experiência a serviço da saúde em Pilão Arcado. Para ele, os números divulgados pelo IDSUS, referente à Pilão Arcado, estão completamente fora da realidade atual. Na sua avaliação, com o resultado apresentando a impressão é de que o município estava completamente desassistido na área de saúde. Ele assegura que o atendimento hoje no município, em todas as áreas, não deixa nada a desejar e entende que estes índices não se muda de uma hora para outra, reforçando que os dados coletados foram na gestão anterior e que, hoje, a realidade no município é completamente diferente.

Outro profissional que decidiu colocar sua experiência a serviço de Pilão Arcado nesta gestão, é o também cirurgião João Ribeiro Junior que, mesmo vindo de uma linha politica de oposição ao atual prefeito, reconhece o trabalho desenvolvido hoje na saúde em Pilão Arcado, garante que se sente bem em trabalhar no atual governo afirmando que, dos quase 50 prefeitos com quem já trabalhou nenhum é mais compromissado do que João Ubiratan. “Nunca fiz oposição a ele (Joãozinho) e hoje me sinto bem em poder está ajudando a oferecer uma saúde de mais qualidade a toda à população”, resume o médico.

Relação cirurgias no Hospital de Pilão Arcado este ano

 Janeiro – 2012

 Curetagem – 04

 Cesariana – 18

 Laqueadura – 13

 Retirada nódulo mama (e) – 01

 Retrada nódulo mama (d) – 01

 Lipoma – 01

 Prostectomia – 02

 Herniorrafia umbilical – 04

 Ooforectomia – 01

 Vasectomia – 01

 Apendicectomia – 02

 Fratura no nariz – 01

 Colpoperineoplastia – 02

 Cisto – 02

 Fimose – 01

 Laparotomia exploradora – 01

Fevereiro – 2012

 Laqueadura – 17

 Curetagem – 01

 Cesariana – 24

 Colpoperineoplastia – 01

 Fimose – 01

 Herniorrafia umbilical – 04

 Períneo – 03

 Retirada corpo estranho pé – 01

 Cisto – 04

 Amputação do polegar (d) – 01

 Debridamento – 01

 Hidrocele – 01

 Hemorroidas – 01

Por Antonio Pedro

Fotos: Cristina Duarte

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Política Relevantes

Governo publica decreto regulamentando Lei de Reciprocidade Comercial

post-image

O decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, regulamentando a Lei de Reciprocidade Comercial, foi publicado no Diário Oficial desta terça-feira (15). A norma autoriza o governo brasileiro a suspender concessões comerciais, de investimentos e de obrigações a países que imponham barreiras unilaterais aos produtos do Brasil no mercado global.

O decreto cria o Comitê Interministerial de Negociação e Contramedidas Econômicas e Comerciais. Esse comitê será o responsável por decidir sobre a aplicação das providências comerciais em resposta às medidas unilaterais de outros países.

A edição do decreto ocorre dias após o governo dos Estados Unidos anunciar a imposição de tarifa de 50% sobre todas as exportações brasileiras para aquele país. Segundo o presidente norte-americano Donald Trump, a nova tarifa passará a valer a partir de 1º de agosto.

Política Relevantes

PGR pede condenação de Bolsonaro e mais 7 réus por golpe de Estado

post-image

Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu nesta segunda-feira (14) ao Supremo Tribunal Federal (STF) a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro e de mais sete réus do núcleo 1 da trama golpista.

A manifestação foi enviada ao ministro Alexandre de Moraes, por volta das 23h45, e faz parte das alegações finais, a última fase antes do julgamento dos acusados, que deve ocorrer em setembro deste ano.

No documento, que tem 517 páginas, o procurador-geral, Paulo Gonet, defende que Bolsonaro e os demais réus sejam condenados pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.

As penas máximas para os crimes passam de 30 anos de prisão

Além de Bolsonaro, a PGR pediu a…

Read More
Política Relevantes

Lula visita Juazeiro no próximo dia 17 de julho e deve anunciar investimentos na saúde

post-image

Juazeiro vai receber, no próximo dia 17 de julho, a visita do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em um momento simbólico: o mês de aniversário da cidade. Esta será a primeira vez que Lula visita Juazeiro desde o início de seu terceiro mandato.

Com exclusividade para a RedeGN, foi confirmado que o presidente deverá anunciar novos investimentos para a Rede Interestadual de Atenção à Saúde do Vale do Médio São Francisco, a conhecida Rede PEBA, que integra municípios da Bahia e de Pernambuco em uma cooperação federativa voltada ao atendimento em saúde de média e alta complexidade.

Os detalhes do pacote de investimentos ainda não foram divulgados pelo Palácio do Planalto, mas a expectativa é de que envolvam a ampliação dos serviços e da infraestrutura hospitalar que atende milhares de pessoas na região.

Política Relevantes

Inss: Aposentados e pensionistas podem aderir a acordo a partir desta sexta (11)

post-image

A partir desta sexta-feira (11), os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vítimas dos descontos ilegais de mensalidades associativas poderão aderir ao acordo de ressarcimento proposto pelo governo federal.

Homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o plano de restituição dos valores deduzidos sem a autorização dos segurados do INSS é fruto de um acordo entre o Ministério da Previdência Social, o INSS, a Advocacia-Geral da União (AGU), a Defensoria Pública da União (DPU), o Ministério Público Federal (MPF) e o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.

Aderindo ao acordo, os segurados com direito à reparação financeira receberão em suas contas, em uma única parcela e sem precisar aguardar por uma decisão judicial, todo o valor descontado ilegalmente entre março de 2020 e março de 2025, corrigido pelo Índice Nacional de Preços…

Read More
Política Relevantes

Guerra Comercial: Trump pode lançar bombas atômicas no Brasil, diz Flávio Bolsonaro

post-image

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) defendeu que o governo Lula (PT) ceda às pressões externas impostas pelos Estados Unidos após a taxação de 50% sobre as exportações brasileiras, anunciada pelo presidente Donald Trump.

Em entrevista à CNN Brasil, o filho “01” de Bolsonaro fez um alerta a população brasileira usando uma metáfora sobre bombas atômicas, caso os pedidos de Trump não sejam acatados.

“Não estamos em condições normais de exigir nada. Ele vai fazer o que ele quiser, independente da nossa vontade. Cabe a nós termos a responsabilidade de evitar que caiam duas bombas atômicas no Brasil, para depois anunciar que vamos fazer anistia”, disse.

A declaração do senador leva em conta as falas do chefe da Casa Branca sobre o seu pai. Isso porque Trump mencionou que o Judiciário do país vem realizando…

Read More
Política Relevantes

Lula deve discutir com Hugo proposta de ampliação de deputados

post-image

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve discutir com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), a proposta de aumento do número de deputados federais.

O petista ainda não tomou uma decisão se irá sancionar ou vetar a proposta. Sinalizou, no entanto, preferência por deixar a sanção do projeto de lei caducar para que o Poder Legislativo promulgue a proposta.

A ideia é de que, antes de anunciar a sua decisão, Lula consulte Hugo Motta, principal defensor da proposta. E também converse, na próxima semana, com a equipe jurídica da Presidência da República.

O prazo do presidente é 16 de julho. A ideia é de que ele converse com a equipe jurídica no dia 14 de julho. E, ainda neste semana, se reúna com o presidente da Câmara dos Deputados.

Política Relevantes

Trump ameaça países que se alinhem ao Brics com tarifa de 10%

post-image

“Reiteramos nosso apoio a um sistema multilateral de comércio baseado em regras, aberto, transparente, justo, inclusivo, equitativo, não discriminatório e consensual,…

Em meio à reunião de cúpula do Brics, que ocorre no Rio de Janeiro, o presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, ameaçou taxas extras a produtos de países que se alinhem ao grupo, formado por 11 nações, entre elas, Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A publicação foi feita em seu perfil na rede Truth Social.

“Qualquer país que se alinhe às políticas antiamericanas do Brics será taxado com tarifa extra de 10%. Não haverá exceções a essa política. Obrigado pela atenção em relação a essa questão”, escreveu Trump.

No domingo (6), a declaração de líderes do Brics criticou medidas protecionistas adotadas no comércio global. 

“Reiteramos nosso apoio a um sistema multilateral de comércio baseado em regras, aberto, transparente, justo, inclusivo, equitativo, não discriminatório e consensual,…

Read More
Política Relevantes

De olho em 2026, Neto fala em ‘sentimento de mudança’ 

post-image

O vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, declarou, durante conversa com a imprensa em Governador Mangabeira, no Recôncavo baiano, que sente “um desejo cada vez maior de mudança” por parte da população baiana. “Primeiro, não estamos em eleição. Não há nenhuma disputa eleitoral colocada nesse momento. Inclusive, as minhas visitas, caminhadas e viagens pelo interior… nossa presença não está vinculada a nenhum calendário eleitoral, porque esse ano não é um ano de disputa”, afirmou.

Neto, porém, observou uma percepção crescente por parte da população em relação à necessidade de mudança. “Eu sinto no contato com os baianos que há um desejo cada vez maior de mudança. Há um sentimento muito forte dos baianos de mudança, um desejo de que haja algo diferente para o futuro”, disse.

O ex-prefeito também voltou a criticar o governador Jerônimo Rodrigues…

Read More