Avaliação positiva: Saúde em Pilão Arcado nunca esteve tão bem

Uma equipe do Diário da Região esteve esta semana em Pilão Arcado e constatou que os serviços de saúde oferecidos pela prefeitura municipal à população são satisfatórios e atende a todas as diretrizes do Ministério da Saúde

Hospital atende pacientes de todo o município

O Governo Federal vai usar os resultados do Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde (IDSUS), como critério para concessão de verba extra a estados e municípios. Criado pelo Ministério da Saúde, o índice mede à efetividade da Atenção Básica, das Atenções Ambulatorial e Hospitalar e das Urgências e Emergências. De acordo com o índice, o Brasil recebeu nota 5,4, praticamente metade do caminho para alcançar a nota máxima (10). O levantamento mostrou que 20% dos municípios tiraram pontuação abaixo de cinco. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha disse, no entanto, que os gestores locais não devem ser os únicos responsáveis pelas notas baixas. “Não estamos fazendo avaliação das secretarias estaduais ou municipais [de Saúde]. É uma avaliação que deve ser assumida pelas três esferas de governo”, ponderou. O ministro explicou que nem todas as cidades, principalmente as de menor porte, precisam dispor de atendimento especializado, porém, devem oferecer alternativas para o cidadão.

Avaliação antiga

Com relação ao município de Pilão Arcado, no Norte da Bahia, que, de acordo com a avaliação ficou com 2,5 ocupando o grupo 6, formado por cidades sem estrutura de serviços especializados, o prefeito João Ubiratan explicou: os dados são relacionados ao período 2007/2009, correspondentes a gestão anterior.

Uma equipe do Diário da Região esteve esta semana em Pilão Arcado e constatou que os serviços de saúde oferecidos pela prefeitura municipal à população são satisfatórios e atende a todas as diretrizes do Ministério da Saúde.

De acordo com Danilo Vaz, coordenador de Atenção Básica no município, poucas cidades no interior da Bahia tem um atendimento tão eficaz como em Pilão Arcado. Vaz reforçou as palavras do prefeito afirmando que tão logo João Ubiratan assumiu a prefeitura (janeiro de 2009) iniciou o trabalho de reestruturação da saúde publica que, segundo ele, encontrava-se sucateada, com apenas dois médicos para atendimento em todo o município. Danilo informa ainda que por conta da falta de compromisso da gestão anterior com a saúde pública, que deixou o município inadimplente, Pilão Arcado deixou de receber recursos na ordem de R$ 1 milhão para a construção de sete postos de saúde, investimento que seria oriundo de uma parceria do Governo do Estado e o Banco Mundial. “Ao deparamos com uma saúde completamente sucateada o prefeito e sua equipe tiveram de fazer uma reforma geral, para que pudéssemos atender à população. Os dois primeiros anos de governo foram de muito trabalho, mas os resultados já começam a aparecer. Baseado nos próprios dados do IDSUS, referentes ao ano 2011, estamos com nota 5,02 com uma melhora de mais de 100% da antiga nota, demonstrando o descaso que a gestão passada tinha com a saúde”, explica.

Nova estrutura

O diretor do Hospital Municipal Luís Eduardo Magalhães, em Pilão Arcado, Luís Rogério, apresentou um relatório de todo o atendimento na unidade e, afirmou que toda mudança só foi capaz graças a dedicação do prefeito João Ubiratan que contratou nesse período, profissionais capacitados para oferecer uma saúde de qualidade à população. O quadro da saúde hoje em Pilão Arcado é composto por seis médicos, seis enfermeiros, um nutricionista, um assistente social, três farmacêuticos, dois odontólogos e 74 agentes de saúde.

O Hospital foi completamente reformado e, segundo o diretor, tem hoje 30 leitos mantidos com recursos próprios. A unidade conta também com exames de raio X, centro cirúrgico, salas de parto (normal e cesário) , enfermaria, pediatria, atendimento de urgência e emergência.

Mesmo contando com um hospital dotado de toda estrutura a Prefeitura de Pilão Arcado disponibiliza dois veículos para transportar pacientes a cidades como Remanso, onde mantém convênio com uma clinica e Juazeiro. Dispõe ainda de uma casa de apoio em Salvador e dois carros para Tratamento Fora de Domicilio (TDF), além de duas ambulâncias e uma unidade do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU).

O município conta com um Posto de Saúde na sede e estão em fase de conclusão mais três postos; um na comunidade de Nova Holanda, para atendimento a toda aquela área e dois na localidade de Passagem que irá atender aos moradores de Pedreiras e das áreas ribeirinhas. Todo o material para atendimento nos postos já foram adquiridos e, de acordo com a secretária municipal de Saúde, Alba Carvalho Medrado da Rocha, em breve as unidades serão inauguradas.

A secretaria disse que os números divulgados não condizem com a realidade vivenciada hoje em Pilão Arcado, acreditando que , mesmo sendo negativos, serviram de incentivos para que toda equipe continue trabalhando cada vez mais no sentido de oferecer um atendimento digno e de qualidade a todos os munícipes.

Dentro da linha de atendimento a Atenção Básica as equipes de vacinação dividiram o município em sete rotas para que as vacinas cheguem a todos os moradores. A enfermeira Marcicleide de Souza, do Departamento de Vigilância Epidemiológica, explica que a descentralização tem como meta levar a vacina a todas as regiões do município. Segundo ela, no inicio do governo, Pilão Arcado estava com 20% de cobertura vacinal e, hoje já atingiu o índice de 77%.

Atendimento de Qualidade

O posto de Saúde que funciona na sede do município, atende em média 50 pessoas por dia com consultas, exames preventivos, curativos e pré-natal. A enfermeira Thaiana Queiroz Melo, destaca o trabalho de toda equipe de saúde, atribuindo o atendimento de boa qualidade ao compromisso que o prefeito tem com a saúde publica.

Para o médico Vinicius Lira, a saúde no município de Pilão Arcado melhorou consideravelmente nesta gestão e é comprovado, segundo ele, na satisfação dos pacientes. A jovem Rosimari Alves da Silva, que acabara de ser consultada, afirmou que o atendimento foi excelente e que sempre que procura a unidade é bem atendida. A dona de casa Edilene Rodrigues da Silva levou o filho para tomar nebulização e ser consultado. Ela confirmou a qualidade do atendimento e reforçou a preocupação de todo corpo médico em atender bem a população.

A agricultora Hildete Rodrigues da Silva, da comunidade de Passagem, ganhou seu terceiro filho e disse que foi bem cuidada desde a hora que deu entrada no hospital até o momento. Hildete agradeceu a toda equipe do hospital e destacou a importância do acompanhamento dos agentes de saúde durante o pré-natal. Já Edicléia Francisca Rocha, disse que por morar muito distante da sede (Nova Vereda), não teve o devido acompanhamento na gravidez, mas estava feliz com o nascimento do 3º filho que, segundo ela, graças ao atendimento que recebeu no hospital tudo ocorreu bem. Edicléia que mora há mais de 200 Km da cidade, ficou alegre com a noticia da construção de um posto de saúde na localidade de Nova Holanda, próximo de onde mora.

Experiência

Médico cirurgião há mais de 25 anos, Dr. Celso Silva e Souza, coloca sua experiência a serviço da saúde em Pilão Arcado. Para ele, os números divulgados pelo IDSUS, referente à Pilão Arcado, estão completamente fora da realidade atual. Na sua avaliação, com o resultado apresentando a impressão é de que o município estava completamente desassistido na área de saúde. Ele assegura que o atendimento hoje no município, em todas as áreas, não deixa nada a desejar e entende que estes índices não se muda de uma hora para outra, reforçando que os dados coletados foram na gestão anterior e que, hoje, a realidade no município é completamente diferente.

Outro profissional que decidiu colocar sua experiência a serviço de Pilão Arcado nesta gestão, é o também cirurgião João Ribeiro Junior que, mesmo vindo de uma linha politica de oposição ao atual prefeito, reconhece o trabalho desenvolvido hoje na saúde em Pilão Arcado, garante que se sente bem em trabalhar no atual governo afirmando que, dos quase 50 prefeitos com quem já trabalhou nenhum é mais compromissado do que João Ubiratan. “Nunca fiz oposição a ele (Joãozinho) e hoje me sinto bem em poder está ajudando a oferecer uma saúde de mais qualidade a toda à população”, resume o médico.

Relação cirurgias no Hospital de Pilão Arcado este ano

 Janeiro – 2012

 Curetagem – 04

 Cesariana – 18

 Laqueadura – 13

 Retirada nódulo mama (e) – 01

 Retrada nódulo mama (d) – 01

 Lipoma – 01

 Prostectomia – 02

 Herniorrafia umbilical – 04

 Ooforectomia – 01

 Vasectomia – 01

 Apendicectomia – 02

 Fratura no nariz – 01

 Colpoperineoplastia – 02

 Cisto – 02

 Fimose – 01

 Laparotomia exploradora – 01

Fevereiro – 2012

 Laqueadura – 17

 Curetagem – 01

 Cesariana – 24

 Colpoperineoplastia – 01

 Fimose – 01

 Herniorrafia umbilical – 04

 Períneo – 03

 Retirada corpo estranho pé – 01

 Cisto – 04

 Amputação do polegar (d) – 01

 Debridamento – 01

 Hidrocele – 01

 Hemorroidas – 01

Por Antonio Pedro

Fotos: Cristina Duarte

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Política Relevantes

Donald Trump é eleito presidente dos EUA

post-image

6 novembro 2024, 07:49 -03

Donald Trump é o vencedor das eleições presidenciais (acompanhe aqui nossa cobertura ao vivo) nos EUA se tornando o 47º presidente do país.

A vitória de Trump foi confirmada assim que os Estados de Wisconsin e Alasca divulgaram o resultado final da apuração dando ao republicano 13 cadeiras adicionais garantindo 279 assentos e maioria no Colégio Eleitoral.

Se antecipando à divulgação do resultado final, Donald Trump fez, na manhã de quarta-feira (06/11), discurso de agradecimento aos eleitores se declarando vencedor.

Falando em um centro de convenções na Flórida, Trump disse que era uma honra extraordinária receber do povo americano o poderoso mandato que lhe tornava o 47º presidente dos Estados Unidos, depois de já ter sido o 45º.

A vitória de Trump ficou mais…

Read More
Política Relevantes

Em 1º discurso após derrota, Kamala Harris defende transição pacífica e união nos EUA

post-image

A vice-presidente Kamala Harris discursou pela primeira vez, na tarde desta quarta-feira (6), após ser derrotada nas eleições presidenciais dos Estados Unidos. Ela defendeu uma transição pacífica de poder para a nova gestão de Donald Trump e pediu a união entre os norte-americanos. Assista na íntegra no vídeo acima.

Segundo projeções da Associated Press, Kamala deve conquistar 226 delegados no Colégio Eleitoral. Eram necessários 270 para vencer as eleições. Trump alcançou essa meta durante a manhã desta quarta.

Kamala iniciou o discurso agradecendo pela confiança do público. Ela também citou a própria família, o presidente Joe Biden e o vice dela na chapa, Tim Walz.

“Meu coração está pleno de gratidão pela confiança que vocês tiveram em mim. Está também cheio de amor pelo nosso país e pela vontade de seguir adiante”, disse.

Política Relevantes

Resultado das eleições definirá política externa dos Estados Unidos

post-image

Os reflexos da eleição que definirá, nesta terça-feira (5), quem será o futuro presidente dos Estados Unidos (EUA) vão muito além das fronteiras norte-americanas, tamanha influência que a maior potência militar do mundo tem no cenário externo.

Especialistas ouvidos pela Agência Brasil avaliam que tal influência não se restringe às atuais áreas de conflito na Europa e no Oriente Médio. Brasil, América Latina e China também aguardam ansiosamente o desfecho da disputa entre a democrata Kamala Harris, atual vice-presidente dos EUA, e o republicano Donald Trump, que presidiu o de 2017 a 2021, para traçar, de forma mais precisa, seus planos estratégicos na relação com o próximo governante norte-americano.

O pesquisador do Instituto Nacional de Estudos sobre os EUA (Ineu) e professor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB), Roberto Goulart Menezes, explica que,…

Read More
Política

Kamala e Trump disputam voto a voto até o fim, mostra pesquisa do New York Times

post-image

A democrata Kamala Harris parece ganhar força nos Estados decisivos da Georgia e Carolina do Norte enquanto o republicano Donald Trump mantém a liderança no Arizona, mostrou a última pesquisa The New York Times/Siena College, divulgada ontem.

Em todos os Estados-pêndulo, no entanto, a disputa permanece acirrada, como não se via há décadas nos Estados Unidos. Está tudo dentro da margem de erro, de 3,5 pontos percentuais. Isso significa que nem a democrata nem o republicano têm lideranças definitivas

Kamala aparece com ligeira vantagem em Nevada, Carolina do Norte e Wisconsin, e está um ponto à frente de Trump na Georgia. Ele, por sua vez, mantém a liderança no Arizona. Na Pensilvânia, Estado com maior número de delegados em disputa, e no Michigan, a democrata e o republicano estão empatados.

Kamala chegou a ter…

Read More
Política Relevantes

Elmar Nascimento desiste de candidatura e apoiará Hugo Motta na sucessão da Câmara

post-image

O deputado federal Elmar Nascimento (União Brasil-BA) desistiu de sua candidatura à presidência da Câmara dos Deputados. Segundo informações divulgadas pelo colunista Igor Gadelha, do portal Metrópoles, o parlamentar decidiu apoiar Hugo Motta, do Republicanos, na disputa pelo comando da Casa em 2025.

De acordo com a publicação, a decisão foi tomada por Elmar durante um jantar realizado na noite da quarta-feira (30), na casa do presidente nacional do União Brasil, Antonio Rueda, em Brasília, e deve ser anunciada nesta quinta-feira (31). Inclusive, Elmar já tinha sido comunicado por integrantes do União Brasil,  de que o partido havia decidido apoiar Hugo Motta.

Em troca do apoio ao candidato do Republicanos, o União Brasil deve ficar com a presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O União Brasil também negocia com o Palácio do Planalto a nomeação…

Read More
Petrolina Política Relevantes

Aprovado projeto de lei que prevê o reajuste de salários do executivo do município de Petrolina

post-image

Foi aprovado por 14 votos favoráveis e nenhum contra, o projeto de lei que prevê o reajuste de salários do executivo do município de Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Os debates sobre o novo reajuste foram iniciados no ano passado, e, nesta quinta-feira (21), o projeto de lei que dispõe sobre a fixação do subsídio para prefeito, vice-prefeito e secretários municipais foi a votação na Casa Vereador Plínio Amorim.

Foram quase oito anos sem reajustes nos salários do prefeito, vice e secretários. O último reajuste foi aprovado em 2016, quando o salário do prefeito passou de 15 mil para 18 mil reais. O do vice-prefeito aumentou de 12 mil para 14 mil reais. E os secretários passaram a receber 12 mil reais, 4 mil a mais.

Em percentual, o aumento que vai começar a vigorar em…

Read More
Política Relevantes

Confira prazos para eleitores justificarem não comparecimento às urnas

post-image

Eleitores que não compareceram às urnas no segundo turno das eleições, realizado nesse domingo (27), têm até o dia 7 de janeiro de 2025 para justificar a ausência. Eleitores no exterior têm até 30 dias após o retorno ao país para justificar a ausência, caso esse retorno ocorra após o fim do prazo previsto no calendário eleitoral.

A justificativa pode ser feita por meio do aplicativo e-Título, do autoatendimento eleitoral ou do Formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral (pós-eleição). Neste último caso, o documento deve ser entregue em qualquer cartório eleitoral ou enviado via postal à autoridade judiciária da zona eleitoral responsável pelo título.

e-Título, aplicativo móvel
e-Título, aplicativo móvel – Marcello Casal JrAgência Brasil
Seja qual for a opção escolhida, a documentação que comprove o motivo da ausência deve ser anexada para análise da autoridade judiciária da zona…

Read More
Política Relevantes

Capitais: veja quem são os eleitos no 2º turno das eleições de 2024

post-image

Igor Normando (MDB), de Belém, foi o primeiro prefeito eleito no segundo turno das eleições de 2024. Normando venceu por volta das 17h30 e disputava a prefeitura da capital paraense com Delegado Éder Mauro, do PL .

Ao todo, 51 municípios brasileiros tiveram segundo turno confirmado, entre eles 15 capitais. O número representa quase metade dos 104 municípios com mais de 200 mil habitantes do Brasil, onde o segundo turno era uma possibilidade.

No primeiro turno, 11 capitais elegeram seus prefeitos já no 1º turno das eleições municipais. Por volta das 18h30, Eduardo Braide (PSD) foi o primeiro a vencer, em São Luís (MA), com mais de 400 mil votos.

Prefeitos eleitos no 2º turno das eleições 2024

Igor Normando (MDB) – Belém (PA)

Abílio Brunini (PL) – Cuiabá (MT)

Cícero Lucena (PP) – João Pessoa (PB)