A Igreja Cristã Evangélica sediou nesta sexta-feira (01) o evento de encerramento das ações alusivas à Campanha Agosto Lilás desenvolvidas pela Prefeitura de Sento-Sé, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social no município. Como o tema “Avanços e Desafios da Lei Maria da Penha” o evento reuniu representantes da Polícia Militar, Guarda Civil Municipal (GCM), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), sociedade civil organizada e população em geral.
“Foi um momento muito importante, contamos com a presença de mulheres de vários setores que combatem a violência contra a mulher diariamente, da comunidade, de várias autoridades. Todo dia é dia de luta, dia de conscientizar a população sobre o que é a violência e a rede de enfrentamento que a gestão pública disponibiliza. A Prefeitura de Sento-Sé segue com esse trabalho, com ações no sentido de combater a violência contra as mulheres, especialmente a violência doméstica”, enfatizou o secretário municipal de Assistência Social de Sento-Sé, Jailson Rodrigues.
A Tenente da Polícia Militar PM e comandante da Operação Maria da Penha de Juazeiro, Tatiane Carvalho, foi uma das palestrantes no evento e destacou a importância de falar sobre os avanços e desafios da Lei Maria da Penha. “No mês de Agosto intensificamos as nossas ações, garantindo a proteção à mulher, o combate ao enfrentamento da violência contra a mulher. É um trabalho importante, uma vez que a agressão a uma mulher, agride a família inteira. Então, dessa forma a gente está lutando para a existência da paz nos lares e consequentemente uma sociedade que viva tranquila, viva em paz”, destacou a Tenente.
Para a Cacique da Aldeia Indígena Atikum, Maria de Fátima da Silva, mais conhecida como Maria Ponga, o evento foi muito importante para conscientização de toda população. “Com esse trabalho de conscientização as mulheres ficam sabendo das formas que existem para se proteger da violência doméstica. Foi um evento muito importante, gostei e precisa ser feito mais vezes para conscientizar as pessoas do que está acontecendo no nosso país, pois o feminicídio é uma realidade que com estatísticas assustadoras que precisamos combater”, avaliou a Cacique. O evento contou ainda com representantes de toda a Rede de Proteção à Mulher do município, com palestra ministrada pelas técnicas do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), abordando um pouco sobre a Campanha agosto lilás e seu objetivo; e de representantes da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar apresentando o trabalho da Patrulha Maria da Penha e da Ronda Maria da Penha, respectivamente.
Fonte: Ascom – Fotos: Alex Antunes