A Bahia mostrou que é o presente e o futuro da maratona aquática no Brasil. Nesta sexta (4), em Fortaleza, os nadadores baianos venceram quatro das seis provas disputadas nomar cearense, com direito a dobradinha no masculino tanto nos 10km.
No masculino, Victor Colonese, baiano que compete pela Unisanta, de Santos, travou uma bela batalha contra Allan do Carmo, da Associação Cultural e Esportiva Brasken (Aceb), e Alexandre Finco, do Grêmio Náutico Único (GNU), em Porto Alegre, na 3ª etapa do Brasileiro dos 10km. No final, Colonese conseguiu a vitória na batida de mão, com o tempo de 1h56min26seg. Allan chegou um segundo depois e Alexandre, um segundo após o baiano da Aceb.
“Foi uma prova um pouco diferente aqui em Fortaleza, porque o pessoal errou na segunda volta e eu consegui ganhar vantagem. No final, fiquei na disputa com o Allan e o Finco, mas por estar mais inteiro do que eles, consegui vencer”, declarou Victor.
No feminino, melhor para Betina Lorscheitter, do GNU, com o tempo de 2h09min04seg, seguida pela companheira de clube Mariana Vignoli, 4 segundos mais lenta, e de Júlia Diogo, do Corinthians, que chegou 25 segundos após Mariana. A baiana Ana Marcela Cunha está morando na África do Sul e não participa da competição. No entanto, outra baiana, Eduarda dos Santos Jorge, de 18 anos, ficou com a 5º colocação, com o tempo de 2h19min17seg.
Victor e Allan voltam ao mar cearense no domingo (6), para a disputa da prova de 5km da Copa Brasil, assim como Eduarda.
Juventude
Para os atletas junior e juvenil, aconteceu uma seletiva para o Mundial Júnior, de 7 a 9 de setembro de 2018, em Eilat, em Israel. E a juventude baiana fez bonito demais. No masculino, duas vitórias, com Ricardo Castro, da Aceb, nos 7,5km, para nascidos em 2001 e 2002, e Thiago de Oliveira, de 17, do mesmo clube, nos 10km, para nascidos em 99 e 2000. Ricardo venceu com o tempo de 1h28min38seg e Thiago, com 1h29min35seg. Ambos estão no Mundial
“É a minha primeira experiência representar a Seleção Brasileira em um mundial e estou muito feliz. É algo surreal, que vou levar para o resto da minha vida. Hoje fiz uma prova de superação, com muita garra e vontade, devido as condições da água estar muito quente”, contou Ricardo.
No feminino, Arícia Pérée, bateu na frente nos 10km, com o tempo de 1h37min04seg, seguida por duas nadadoras do MAC/Nina, do Maranhão: Júlia Nina e Carol Hertel, com os tempos de 1h38min23seg e 1h40min44seg, respectivamente. As três estarão no Mundial.
Tanto Ricardo e Thiago quanto Arícia, além de outros atletas baianos, também disputarão a prova dos 5km, pela Copa Brasil, no domingo (6). Além dessa, o dia também terá a seletiva para o Mundial, desta vez para atletas de 2003 e 2004, também com presença de diversos atletas da Bahia, que nadarão 5km.
Correio




