antonio-carlos-miguelEstamos no oitavo mês mas não é risco algum afirmar que 2013 já garantiu seu lugar na História do Brasil. A mobilização espontânea nas ruas e na rede contabiliza muitos ganhos além dos 20 centavos: votações importantes que se arrastavam em câmaras (até então blindadas), recuos de governantes que atendem às reivindicações da população, o surgimento de uma até então desconhecida politizada juventude… No caso do Rio, o governador Sérgio Cabral foi obrigado a sair de sua toca e, entre outras medidas para tentar se salvar, não vai mais demolir no entorno do Maracanã o Estádio de Atletismo Célio de Barros e o Parque Aquático Julio de Lamare; também devolverá o prédio onde se instalara a Aldeia Maracanã à causa indígena (lembrando que a histórica edificação do Império também foi a primeira sede da Funai e depois do Museu do Índio), desistindo de um museu olímpico sem sentido algum; e prometeu só demolir o prédio da Escola Municipal Friedenreich (que é apontada como uma das poucas de qualidade no Rio de IDH-M tão ridículo) depois de erguer outro melhor em troca. Não votei nele, mas comparado aos governos anteriores até que o de Cabral contabilizava ganhos para o estado. Resta saber o que foi apenas maquiagem em seus dois mandatos.

Sim, a política tem, volta e meia, tirado esse blogquasedeliriosentimusical de sua rota original. E se eu tentar um balanço também precoce na minha praia, 2013 não tem sido tão interessante assim. A classe musical brasileira continua rachada em torno das questões do ECAD e do direito autoral e, agora, aguarda a sanção ou o veto de Dilma para um projeto de lei que passou pela Câmara de Deputados e pelo Senado. Mas, independentemente dessa decisão, o setor parece ainda sem rumo. O disco físico continua definhando sem que a venda digital ou os serviços por streaming compensem as perdas e os artistas cada vez mais dependem de incentivos para botar seus blocos na rua. O que não impede que bons discos sejam lançados: instrumentais como os dos grupos Vento Em Madeira e Inventos; de MPB como os últimos de Marcos Valle (com Stacey Kent), Joyce Moreno, Vinicius Calderoni, do grupo vocal Cobra Coral, dos Caymmi Nana, Dori e Danilo cantando o sempre fundamental Dorival; de pop como o “AOR” de Ed Motta (que, em outubro, fará shows no Blue Note de Tóquio, com participação especial do guitarrista americano David T. Walker: http://www.bluenote.co.jp/jp/artists/ed-motta/)…

PS: para não dizer que nada ouvi de novo esta semana, “Subúrbio bossanova”, da Orquestra Criôla, rodou bem nessa manhã de sábado. Canções com sabor de gafieira, quase todas do saxofonista, flautista e líder do grupo Humberto Araújo, alternando parcerias com Cláudio Jorge, João Cavalcanti, Nei Lopes e Paulo César Pinheiro. Também participam do CD Luiz Melodia (voz no “Carinhoso” de Pixinguinha e João de Barro), João Donato (piano em “Vacilou”), Wilson das Neves (“Onde o samba nasceu”), João Cavalcanti (“Temporal, atemporal”) e Verônica Sabino (“Favela”). É produção independente e quem se interessar pode ter mais infos no site da orquestra.

PS2: surpreso e triste com a notícia da morte de Luiz Paulo Horta, com quem trabalhei e aprendi por muitos anos na redação d’O Globo.

PS3: para fãs de jazz, a boa programação do festival de Newport deste ano, que acontece hoje e amanhã, pode ser conferida por streaming no site da NPR.

O elo que pesquei é enorme, espero que funcione, mas, na internet, quem tem dedo chega em qualquer lugar. E um detalhe, os festivais de verão nos EUA acontecem a partir do início da tarde.

por Antônio Carlos Miguel

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Política Relevantes

PGR pede condenação de Bolsonaro e mais 7 réus por golpe de Estado

post-image

Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu nesta segunda-feira (14) ao Supremo Tribunal Federal (STF) a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro e de mais sete réus do núcleo 1 da trama golpista.

A manifestação foi enviada ao ministro Alexandre de Moraes, por volta das 23h45, e faz parte das alegações finais, a última fase antes do julgamento dos acusados, que deve ocorrer em setembro deste ano.

No documento, que tem 517 páginas, o procurador-geral, Paulo Gonet, defende que Bolsonaro e os demais réus sejam condenados pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.

As penas máximas para os crimes passam de 30 anos de prisão

Além de Bolsonaro, a PGR pediu a…

Read More
Política Relevantes

Lula visita Juazeiro no próximo dia 17 de julho e deve anunciar investimentos na saúde

post-image

Juazeiro vai receber, no próximo dia 17 de julho, a visita do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em um momento simbólico: o mês de aniversário da cidade. Esta será a primeira vez que Lula visita Juazeiro desde o início de seu terceiro mandato.

Com exclusividade para a RedeGN, foi confirmado que o presidente deverá anunciar novos investimentos para a Rede Interestadual de Atenção à Saúde do Vale do Médio São Francisco, a conhecida Rede PEBA, que integra municípios da Bahia e de Pernambuco em uma cooperação federativa voltada ao atendimento em saúde de média e alta complexidade.

Os detalhes do pacote de investimentos ainda não foram divulgados pelo Palácio do Planalto, mas a expectativa é de que envolvam a ampliação dos serviços e da infraestrutura hospitalar que atende milhares de pessoas na região.

Política Relevantes

Inss: Aposentados e pensionistas podem aderir a acordo a partir desta sexta (11)

post-image

A partir desta sexta-feira (11), os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vítimas dos descontos ilegais de mensalidades associativas poderão aderir ao acordo de ressarcimento proposto pelo governo federal.

Homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o plano de restituição dos valores deduzidos sem a autorização dos segurados do INSS é fruto de um acordo entre o Ministério da Previdência Social, o INSS, a Advocacia-Geral da União (AGU), a Defensoria Pública da União (DPU), o Ministério Público Federal (MPF) e o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.

Aderindo ao acordo, os segurados com direito à reparação financeira receberão em suas contas, em uma única parcela e sem precisar aguardar por uma decisão judicial, todo o valor descontado ilegalmente entre março de 2020 e março de 2025, corrigido pelo Índice Nacional de Preços…

Read More
Política Relevantes

Guerra Comercial: Trump pode lançar bombas atômicas no Brasil, diz Flávio Bolsonaro

post-image

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) defendeu que o governo Lula (PT) ceda às pressões externas impostas pelos Estados Unidos após a taxação de 50% sobre as exportações brasileiras, anunciada pelo presidente Donald Trump.

Em entrevista à CNN Brasil, o filho “01” de Bolsonaro fez um alerta a população brasileira usando uma metáfora sobre bombas atômicas, caso os pedidos de Trump não sejam acatados.

“Não estamos em condições normais de exigir nada. Ele vai fazer o que ele quiser, independente da nossa vontade. Cabe a nós termos a responsabilidade de evitar que caiam duas bombas atômicas no Brasil, para depois anunciar que vamos fazer anistia”, disse.

A declaração do senador leva em conta as falas do chefe da Casa Branca sobre o seu pai. Isso porque Trump mencionou que o Judiciário do país vem realizando…

Read More
Política Relevantes

Lula deve discutir com Hugo proposta de ampliação de deputados

post-image

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve discutir com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), a proposta de aumento do número de deputados federais.

O petista ainda não tomou uma decisão se irá sancionar ou vetar a proposta. Sinalizou, no entanto, preferência por deixar a sanção do projeto de lei caducar para que o Poder Legislativo promulgue a proposta.

A ideia é de que, antes de anunciar a sua decisão, Lula consulte Hugo Motta, principal defensor da proposta. E também converse, na próxima semana, com a equipe jurídica da Presidência da República.

O prazo do presidente é 16 de julho. A ideia é de que ele converse com a equipe jurídica no dia 14 de julho. E, ainda neste semana, se reúna com o presidente da Câmara dos Deputados.

Política Relevantes

Trump ameaça países que se alinhem ao Brics com tarifa de 10%

post-image

“Reiteramos nosso apoio a um sistema multilateral de comércio baseado em regras, aberto, transparente, justo, inclusivo, equitativo, não discriminatório e consensual,…

Em meio à reunião de cúpula do Brics, que ocorre no Rio de Janeiro, o presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, ameaçou taxas extras a produtos de países que se alinhem ao grupo, formado por 11 nações, entre elas, Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A publicação foi feita em seu perfil na rede Truth Social.

“Qualquer país que se alinhe às políticas antiamericanas do Brics será taxado com tarifa extra de 10%. Não haverá exceções a essa política. Obrigado pela atenção em relação a essa questão”, escreveu Trump.

No domingo (6), a declaração de líderes do Brics criticou medidas protecionistas adotadas no comércio global. 

“Reiteramos nosso apoio a um sistema multilateral de comércio baseado em regras, aberto, transparente, justo, inclusivo, equitativo, não discriminatório e consensual,…

Read More
Política Relevantes

De olho em 2026, Neto fala em ‘sentimento de mudança’ 

post-image

O vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, declarou, durante conversa com a imprensa em Governador Mangabeira, no Recôncavo baiano, que sente “um desejo cada vez maior de mudança” por parte da população baiana. “Primeiro, não estamos em eleição. Não há nenhuma disputa eleitoral colocada nesse momento. Inclusive, as minhas visitas, caminhadas e viagens pelo interior… nossa presença não está vinculada a nenhum calendário eleitoral, porque esse ano não é um ano de disputa”, afirmou.

Neto, porém, observou uma percepção crescente por parte da população em relação à necessidade de mudança. “Eu sinto no contato com os baianos que há um desejo cada vez maior de mudança. Há um sentimento muito forte dos baianos de mudança, um desejo de que haja algo diferente para o futuro”, disse.

O ex-prefeito também voltou a criticar o governador Jerônimo Rodrigues…

Read More
Política Relevantes

Brasil assume Mercosul com proposta de mais integração regional

post-image

Ampliação comercial, promoção da transição energética, desenvolvimento tecnológico, combate ao crime organizado e enfrentamento das desigualdades sociais. Essas são as cinco prioridades para a próxima presidência do Mercosul, que será exercida pelo Brasil no segundo semestre deste ano.

As pautas foram apresentadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta quinta-feira (3), durante a 66ª Cúpula do Mercosul, em Buenos Aires, na Argentina, quando recebeu a coordenação do bloco sul-americano do presidente argentino, Javier Milei. 

O encontro reúne os líderes dos países-membros Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, além da Bolívia, que está em processo de adesão, e países associados, para discutir temas prioritários do bloco.

A presidência brasileira também buscará o fortalecimento da Tarifa Externa Comum (TEC), a incorporação dos setores automotivo e açucareiro ao regime comercial do bloco,…

Read More